Economia

Paraíba lidera crescimento de vendas no varejo no país

Estado fica na contramão do desempenho nacional do setor.


16/05/2025

Portal WSCOM

A Paraíba registrou o maior crescimento percentual do país no volume de vendas do comércio varejista, em março de 2025, com alta de 3% em relação a fevereiro. O desempenho estadual superou a média nacional para o período, que ficou em 0,8%.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (15), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além do volume físico de vendas, a receita nominal do setor varejista paraibano também apresentou o maior avanço entre todas as unidades da federação, com elevação de 3,1% frente ao mês anterior. O resultado estadual supera a média brasileira, que registrou crescimento de 1,2%.

Com esse desempenho, o varejo da Paraíba encerrou o primeiro trimestre de 2025 com crescimento acumulado de 3,8% no volume de vendas, e de 7,9% na receita nominal, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Ambos os indicadores ficaram acima dos resultados nacionais, que apontaram crescimentos de 1,2% e 7%, respectivamente, no acumulado dos três primeiros meses do ano.

Na comparação entre março de 2025 e março de 2024, o comércio varejista paraibano registrou aumento de 3,9% no volume de vendas. O desempenho ficou na contramão da tendência nacional, que apresentou retração de 1% no mesmo indicador. O resultado paraibano foi o quinto melhor entre os estados, atrás apenas de Amapá (11%), Mato Grosso (7,7%), Piauí (7,4%) e Santa Catarina (4,6%). A receita nominal de vendas no estado também apresentou expansão expressiva em relação a março de 2024, com crescimento de 8,2%. O percentual é significativamente superior à média nacional, que foi de 5,2% no mesmo indicador.

No acumulado dos últimos 12 meses, a Paraíba também teve destaque no ranking nacional. O estado apresentou a segunda maior variação positiva do país tanto no volume de vendas, com crescimento de 10,7%, e aumento de 13,7% na receita nominal, atrás somente do estado do Amapá, em ambos os indicadores, que obteve crescimento de 16,2% e 22,2%, respectivamente. No cenário nacional, os indicadores para o mesmo período registraram aumentos mais modestos: 3,1% no volume e 8% na receita nominal.

Desempenho do varejo ampliado também se destaca

No segmento de comércio varejista ampliado — que inclui as atividades de veículos, motos, peças, material de construção e atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo — a Paraíba também apresentou forte desempenho. Em março, o estado registrou crescimento de 3,7% no volume de vendas e de 3,8% na receita nominal em relação a fevereiro. Os percentuais representam as maiores altas do Nordeste e a segunda e terceira maiores do país, respectivamente. A média nacional foi de 1,9% para o volume e 1,5% para a receita.

No acumulado do primeiro trimestre, o comércio varejista ampliado da Paraíba cresceu 5,8% em volume de vendas e 10% em receita nominal, frente ao mesmo período de 2024. Ambos os resultados superaram as médias nacionais, que foram de 1,1% e 5,9%, respectivamente.

Já no acumulado de 12 meses, o desempenho do varejo ampliado na Paraíba ficou em segundo lugar no cenário nacional. As variações no período foram de 10,9% no volume de vendas e 13,9% na receita nominal, atrás novamente do estado do Amapá, com crescimentos de 16,6% e 21,4%, respectivamente. No Brasil, os mesmos indicadores registraram crescimento mais discreto, de 3% e 7%, respectivamente, consolidando a posição da Paraíba como um dos destaques do varejo nacional.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.