Paraíba

Paraíba irá investir R$10 milhões em programa de contenção do avanço do mar em nove municípios costeiros do estado

A iniciativa faz parte do Preamar-PB, que agora entra em uma nova fase, focando no gerenciamento costeiro integrado dos nove municípios do litoral paraibano.


29/01/2024

Zona costeira do Conde (Foto: Vinícius Vieira Ascom/UFPB)

Portal WSCOM



O Governo da Paraíba planeja investir R$ 10 milhões para conter o avanço do mar nos nove municípios costeiros do estado. O anúncio oficial do investimento está programado para ocorrer nesta segunda-feira (29) durante um evento que contará com a presença do governador João Azevêdo (PSB). A iniciativa faz parte do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas (Preamar-PB), que agora entra em uma nova fase, focando no gerenciamento costeiro integrado dos nove municípios do litoral paraibano.

O Preamar-PB visa identificar pontos de erosão marinha e propor medidas de contenção baseadas em conhecimento científico. Inicialmente, o programa incluía a instalação de recifes artificiais marinhos, áreas temáticas para o mergulho contemplativo e a restauração de ecossistemas coralíneos naturais em João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Conde. Agora, o escopo do programa será expandido para incluir Pitimbu, Rio Tinto, Marcação, Baía da Traição e Mataraca.

Leia mais: Município do Conde poderá perder 12% de sua área com elevação do nível do mar, aponta pesquisa

De acordo com o governo estadual, a ampliação do Preamar-PB é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, a Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o Polo de Inovação do IFPB, por meio da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec), e o Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB).

O objetivo desta nova fase do programa é realizar um diagnóstico ambiental abrangente para compreender fenômenos naturais, o uso e ocupação do solo, e o ambiente marinho. Além disso, busca identificar vulnerabilidades nos municípios litorâneos da Paraíba a longo prazo.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //