Economia & Negócios
Paraíba cresce no Cadastur e lidera registros do turismo no Nordeste
Estado lidera o Nordeste no crescimento de registros no Cadastur, reforçando a formalização do setor e a qualificação do turismo.
18/07/2025

(Foto: Reprodução)
Portal WSCOM
O crescimento do turismo na Paraíba está sendo evidenciado de diversas maneiras, incluindo o aumento de profissionais da área para compensar a demanda. No primeiro semestre desde ano, o estado teve o maior crescimento percentual do Nordeste em númeero de registros no Cadastro Nacional dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), sistema do Ministério do Turismo. O Cadastur agrupa empresas e profissionais do setor.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
A Paraíba registrou o crescimento de 25,92%, sendo seguida pelo Maranhão (+19,96%) e pelo Piauí (+14,21%). O crescimento nacional do Cadastur no primeiro semestre foi de 8,2%, aumentando o nímero de prestadores cadastrados de 166.409 para 180.049.
Na Paraíba, o avanço tem sido impulsionado por ações da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado e do Ministério do Turismo. O trabalho de mobilização e conscientização junto a municípios e empreendedores locais tem ampliado a formalização no setor.
O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, afirmou que a entidade atua em parceria com prefeituras e empreendedores, oferecendo orientações técnicas e promovendo articulações para assegurar o registro dos serviços turísticos junto ao Ministério do Turismo.
A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, destacou que a adesão ao Cadastur é uma ferramenta de inclusão econômica e segurança para o turista, além de fortalecer o turismo como pilar do desenvolvimento econômico.
O Cadastur é gratuito e obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e guias de turismo. A inscrição garante benefícios como visibilidade em canais oficiais do governo federal, acesso a financiamentos e participação em programas de qualificação.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.