Economia & Negócios

Panificação é um dos setores que mais cresce na Paraíba

economia


09/09/2013

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Panificação e Confeitaria – Abip, a panificação está entre os maiores segmentos industriais do país. Em 2012, o índice de crescimento das empresas de Panificação e Confeitaria foi de 11,6%, o que representa um faturamento de R$ 70,29 bilhões, mantendo o nível de crescimento acima de dois dígitos dos últimos seis anos. O levantamento dos números foi feito pelo Instituto Tecnológico ITPC, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, através de pesquisa em mais de 1.600 empresas de todo o país, abrangendo das pequenas até grandes representantes do setor. Esta projeção de faturamento abrange as cerca de 20% de empresas informais que compõem o setor.

O Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação – Propan – que atua junto às empresas oferecendo treinamentos e consultorias em parceria com a ABIP, em 2012, engrossa as estatísticas da ABIP ao divulgar que as padarias brasileiras receberam cerca de 44milhões de clientes.

Os novos serviços introduzidos no setor, principalmente aqueles ligados à Administração e incentivo ao food service foram responsáveis por cerca de 36% do crescimento do setor. O setor de panificação vem contribuindo consideravelmente, nos últimos anos, para o crescimento do food service no Brasil. A criação de áreas para café, restaurantes, lanchonetes, produtos assados na hora, além de novos produtos e variações de receitas vem fazendo com que as padarias se tornem “Centros Gastronômicos”, capazes de receber e suprir os clientes em vários de seus momentos de compra.

Na Paraíba, as empresas de panificação têm tido um comportamento positivo e o Sindicato da Indústria de Panificação do Estado, vem acompanhando de perto o crescimento do setor. Nas principais cidades do Estado, entre elas João Pessoa e Campina Grande, é notória a preocupação dos empresários em inovar e investir no conforto das instalações das panificadoras, no treinamento de mão de obra e na diversidade e qualidade dos produtos e serviços. Esta é um prova concreta de que o perfil das panificadoras tem mudado e o público também mudou, passando a ser mais exigente com relação à qualidade dos produtos e do atendimento. Instituições como o SENAI e o Sebrae têm colaborado na oferta de cursos de formação e capacitação de mão de obra qualificada.

Segundo Romualdo Farias, presidente do Sindipan/PB, o trabalho do sindicato tem sido atuar através de ações que fortaleçam e contribuam para manutenção do crescimento do setor, que ele atribui à reorganização das padarias, inovação da gestão, ao investimento em novos equipamentos e diversidade de produtos.

O sindicato também busca o fortalecimento do associativismo, mantendo os empresários do setor informados sobre as inovações e novas tecnologias e iniciativas que tornam a indústria de panificação mais competitiva no mercado. “Temos a preocupação de estimular os empresários a participarem de feiras e congressos, bem como buscamos a sensibilizá-los a participarem das reuniões promovidas pelo sindicato, pois, acreditamos que a transferência de conhecimentos e experiências é de suma importância para o fortalecimento do setor”, disse Romualdo Farias.

E as ações em prol da aceleração deste crescimento não param. Com vistas a promover a integração entre fornecedores e panificadores, oportunizando o surgimento de soluções inovadoras para o setor, no próximo mês de outubro, a Paraíba sediará a 2ª Expopão, nos dias 16, 17 e 18 de outubro. O evento será realizado na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), em Campina Grande.
Este ano, o evento será realizado pelo Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Campina Grande (SINDIPAN/CG), em parceria com o Sindicato da Indústria de Panificação do Estado (SINDIPAN/PB), Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), e Associação dos Industriais de Panificação, Confeitaria, Massas Alimentícias e Afins do Estado da Paraíba (ASPANEP).
Na primeira edição realizada no ano passado, a Expopãoreuniu cerca de mil participantes. “No ano passado, o sucesso do evento foi coroado com a expressiva participação dos nossos parceiros e também através do grande número de visitantes, superando todas as nossas expectativas. Este ano, buscaremos repetir o sucesso”, afirmou o presidente do SINDIPAN/CG, José Edvaldo Sousa.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //