Saúde

‘Pâncreas artificial’ é liberado nos Estados Unidos


03/10/2016



Foi aprovada nesta quarta-feira pelo Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos, um aparelho que é capaz de medir a taxa glicêmica e fazer correções com insulina quando houver episódios de hiperglicemia ou cessá-la em casos hipoglicêmicos, o MiniMed 670g, da Meditronic.

O aparelho seria utilizado por portadores de diabetes tipo 1 e deve chegar ao mercado americano em março de 2017, sendo liberado para pessoas a partir dos 14 anos.

O 'pâncreas artificial', diferente de outras bombas de insulina, já conhecidas por diabéticos, acopla em um único sistema a medição da glicemia e a aplicação da insulina. Em outras bombas, estes sistemas são separados.

A junção dos dois sistemas revoluciona o tratamento do diabetes, exatamente por "substituir" o pâncreas de forma externa. Porém, o aparelho não é totalmente autônomo, visto que é necessária a solicitação manual de ingestão de insulina para correções após as refeições.

As bombas são caracterizadas por constarem com aparelhos pequenos acoplados ao corpo, evitando diversos furos, que devem ser trocados após determinado tempo. Elas também realizam a medição constante da glicemia, sendo uma forma prática para o controle do diabetes.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //