Economia
Pagamento de boletos via Pix começa nesta segunda-feira; veja como funciona a nova regra
02/02/2025
Portal WSCOM
A partir desta segunda-feira (3), o pagamento de boletos bancários passa a contar com uma nova opção além do tradicional código de barras: o Pix. A mudança, estabelecida por uma resolução do Banco Central aprovada em dezembro, permite que os boletos sejam quitados por meio de um código QR específico, tornando a transação mais rápida e eficiente.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Com a nova funcionalidade, o usuário pode simplesmente escanear o QR Code pelo celular e concluir o pagamento imediatamente. A principal vantagem desse modelo é a compensação instantânea, eliminando o tempo de espera de dias, que ainda ocorre em algumas modalidades de boleto bancário.
Boleto dinâmico e mais segurança nas transações
Outra inovação prevista na mesma resolução do Banco Central ainda aguarda uma instrução normativa para ser implementada. Trata-se do chamado boleto dinâmico, que permitirá a transferência de titularidade de títulos quando uma dívida for negociada.
A ideia é aumentar a segurança em pagamentos de certos tipos de cobranças, como duplicatas escriturais, garantindo que o valor seja destinado ao credor correto. A medida busca modernizar o sistema financeiro e beneficiar especialmente empresas de pequeno e médio porte, que utilizam esses títulos para obter crédito.
Os sistemas digitais que darão suporte ao boleto dinâmico ainda estão em fase de implementação. Por isso, sua adoção está prevista para ocorrer até seis meses após a aprovação de pelo menos um desses sistemas.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.