Brasil & Mundo

Paes afirma que há exagero sobre zika: ‘Morre mais gente de gripe’

Olimpíadas 2016


12/02/2016



O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apresentou, nesta sexta-feira (12), as obras de adequação do Parque Aquático Maria Lenk, na Zona Oeste do Rio. Durante a visita, Paes falou sobre o vírus da zika que tem sido assunto internacional às vésperas dos Jogos Olímpicos na cidade. Ele afirmou que existe exagero ao dizer que problema é específico do Rio, e afirmou que a gripe faz mais vítimas que a doença.

"Temos que tratar do problema, mas não podemos transformar em um tema olímpico. Não é um tema olímpico. Isso é um tema nosso, de nós brasileiros e da cidade do Rio de Janeiro", disse o prefeito.

Paes reiterou ainda que o período dos jogos – julho e agosto – não é favorável para a procriação do mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. "O período das Olimpíadas é o período que o mosquito transmissor não está procriando, não está no ambiente. O mês de agosto e o mês de julho são meses mais secos. São meses menos quentes, então você tem menos incidência do mosquito transmissor. Cabe a gente tomar as precauções devidas, mostrar que a gente está fazendo de tudo para evitar o perigo de qualquer atleta ou visitante que venha ao Rio tenha esse problema com o vírus da zika. Eu acho um certo exagero. Morre muito mais gente de gripe todo ano do que por dengue, que dirá o vírus da zika. Eu não estou querendo minimizar, eu acho que a gente tem que lidar com o problema, mas acho que há um certo exagero no momento", disse Paes.

O prefeito citou a vinda de turistas para o carnaval e disse que, mesmo com a cidade cheia, não houve relatos de turistas contraindo zika. "Acho que ela assusta um pouco mais pelo desconhecimento que se tem em relação a ela", completou.

O local visitado pelo prefeito nesta manhã receberá competições de saltos ornamentais e nado sincronizado durante os Jogos Olímpicos de 2016. A instalação ganhou uma nova piscina de aquecimento e uma sala com tanque seco para treinamento de saltos ornamentais. O investimento municipal na adequação da instalação foi de R$ 21,4 milhões.

No próximo dia 19, o local receberá um evento-teste, que será a Copa do Mundo de saltos ornamentais. Mais de 270 atletas de 49 países que disputarão as 92 vagas olímpicas.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //