Justiça

Oswaldo Trigueiro e Márcio Murilo assumem presidência e vice-presidência do TRE-PB para biênio 2025/2026


31/03/2025

Da Redação / Portal WSCOM

Os desembargadores Oswaldo Trigueiro do Valle Filho e Márcio Murilo da Cunha Ramos tomaram posse, nesta segunda-feira (31), como presidente e vice-presidente, respectivamente, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) para o biênio 2025/2026. A cerimônia ocorreu na sede da instituição, na Avenida Princesa Isabel, bairro Tambiá, em João Pessoa, com a presença de autoridades políticas e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Na solenidade, presidida pela diretora-geral do TRE-PB, Alexandra Maria Soares Cordeiro, os desembargadores prestaram compromisso e assinaram o termo de posse. Oswaldo Trigueiro destacou como principal desafio de sua gestão a preparação das eleições gerais, enfatizando a necessidade de “estruturar o TRE e as zonas eleitorais para dar pressa e eficiência ao trabalho”. Ele citou ainda a implementação de inteligência artificial como ferramenta para agilizar análises documentais.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Márcio Murilo, que também assume a função de corregedor eleitoral, ressaltou a qualidade técnica da equipe do TRE-PB e destacou que a Corte “foi recordista nacional na rapidez da apuração nas últimas eleições” e que pretende “dar continuidade a esse trabalho para garantir eleições tranquilas”.

O governador João Azevêdo compareceu à solenidade e parabenizou os desembargadores empossados, reforçando o papel essencial do TRE para “a democracia e a sociedade paraibana”. A desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, que deixou o cargo após cumprir seu biênio, assumirá agora a função de desembargadora auxiliar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Perfis

Oswaldo Trigueiro do Valle Filho nasceu em João Pessoa, formou-se em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1988 e possui especialização em Processo Civil pelo Unipê e mestrado em Ciências Criminais pela Universidade de Coimbra. Atuou como promotor de Justiça e foi procurador-geral de Justiça da Paraíba entre 2009 e 2013, ingressando no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) em 2013. Tornou-se membro efetivo do TRE-PB em março de 2024, ocupando o cargo de vice-presidente antes da presidência.

Márcio Murilo da Cunha Ramos iniciou a carreira na magistratura em 1987, passando por diversas comarcas paraibanas antes de ser promovido a desembargador em 2005. Atuou em funções como corregedor-geral de Justiça (2013/2014) e presidente da Câmara Criminal do TJPB. Foi eleito membro efetivo do TRE-PB pelo Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, em fevereiro de 2025.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.