Saúde
Osteoporose: médicos orientam sobre prevenção e tratamento correto da doença
12/08/2025

Uma doença silenciosa que afeta, principalmente, as mulheres, causando fraturas, dores e interferindo na qualidade de vida. Estamos falando da osteoporose. A doença, segundo o Ministério da Sáude, atinge cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, mas apenas 2 milhões têm o diagnóstico. Como prevenir e tratar corretamente a osteoporose é o tema do episódio desta semana do Sem Contraindicação, o videocast da Unimed João Pessoa.
Os médicos Karla Valéria Miranda e Matheus Enomoto falaram sobre as causas da osteoporose e a importância da prevenção, que deve começar ainda na infância, na produção da reserva óssea para a saúde muscoesquelética na idade adulta.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Além de uma alimentação saudável e rica em cálcio, os convidados destacaram a adesão à atividade física. “Quando eu pratico uma atividade física que estimula o uso do sistema osteomuscular, a locomoção, eu estou, muitas vezes, formando o osso para eu ter uma reserva ao longo da vida, principalmente”, explicou o ortopedista Matheus Enomoto.
Já fazer exames preventivos e buscar orientação médica, principalmente após a menopausa, no caso das mulheres, é a principal recomendação da reumatologista Karla Miranda. “O que pode dar um sinal indireto da osteoporose, a doença já vai instalada, como a diminuição da curvatura do corpo, a pessoa fica com menor estatura; uma dor lombar, que pode ser justamente por causa de uma fratura. Então, só na investigação de prevenção é que a gente consegue ter esse diagnóstico”, orientou a médica.
NA INTERNET
O episódio completo do Sem Contraindicação está disponível no YouTube (https://youtu.be/VuQJmbY_eoc?si=TGTj2ItsTjM3t7NR) e no Spotify (https://open.spotify.com/episode/7v0Xczmb8GD9eYiZXOkRy1?si=5WgLefhPQL62-Eb9gDXlqQ). O acesso também pode ser feito pelo Portal Unimed João Pessoa, que tem uma página exclusiva sobre o videocast.
Produzido pela Unimed João Pessoa, o Sem Contraindicação tem como finalidade divulgar informações sobre saúde, qualidade de vida, bem-estar, além de trazer temas relacionados à área médica e ao plano de saúde.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.