Eventos

Os Fulano abre os festejos juninos com show no Luz de Candeeiro, neste sábado

Festa


13/06/2014

 Um dos grupos que vem se destacando pelo seu genuíno forró parahyba, Os Fulano abre a grade de programação do São João deste ano com show neste próximo sábado, dia 14, no Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, dentro do projeto Luz de Candeeiro, que difunde os valores culturais de nossa região no que tange a esse segmento. Os amantes do forró pé-de-serra podem se preparar para arrastar a chinela a partir das 20h, nessa casa que tem atividade cultural o ano inteiro, e disponibiliza os ingressos na bilheteria do evento ao preço único de R$ 10 (dez reais) e contará ainda com show do grupo Chameguinho do Forró.

Recentemente, Os Fulano foram uma das 8 bandas selecionadas pelo Festival Nordeste Sim Sinhô de Forró Pé-de-serra, promovido pelo programa Nordeste Sim Sinhô, da TV UFPB, e na eliminatória final o forrobodó parahyba garantiu o 2º lugar, e irá representar o nosso Estado no FENFIT, o Festival Nacional de Forró Itaúnas, que acontece no mês de julho, no Espírito Santo, e é considerado o maior festival de música de forró. Os Fulano concorreu com a música Véio Chico Capitão, e dividirá a cena ainda neste Estado, com o Forró Caçuá (João Pessoa-PB) e Laerson Alves e Chamego do Nordeste (João Pessoa-PB).

Dando continuidade à sua agenda durante os festejos juninos, Os Fulano fará festas particulares na capital paraibana, assim como em Santa Terezinha, show no já tradicional São João do Camboim e o São Pedro do Camboim, no Clube Cabo Branco, e abre com chave de ouro o Terreiro do Forró, em Patos, no dia 20/06, que tem uma das festas mais conhecidas da Paraíba, além de cumprir todos os compromissos com a imprensa paraibana, seja na TV ou na rádio.

Os Fulano

O grupo Os Fulano teve início na cidade de Santa Rita – PB, em 2009. Criados e encantados pela cultura popular nordestina, ao espetáculo da sanfona, zabumba e triângulo, os irmãos Lucas Dan, Lavínia Maria e Thiago Melo decidem levar o forró e as brincadeiras do terreiro de festa da casa do avô ao palco da vida.

 

Na história construída com forrobodó, ciranda e côco, enfeitados com as cores dos folguedos populares, o grupo encontra elementos de verdade e essência. Trazendo à tona a figura do brincante, poeta e tocador dos bailes, o fulano é a representação da imagem de uma tradição que revela beleza na identidade coletiva, com espírito de folia viva e estampada.

 

Do terreiro ao palco, o grupo desenvolve sua arte difundindo e celebrando a música paraibana que não tem idade. Seus festejos são sempre ricos de alegria e poesia, que toca e convida o povo pra dançar. Desde 2011, em sua nova formação, o grupo é composto por Lucas Dan (voz e acordeon), Thiago Melo (voz e zabumba) e Betinho Lucena (voz, triângulo e efeitos). Em 2014, com alegria, o grupo recebe o cavaquinho, cheio de muito samba e chorinho, de Jader Finamore (cavaquinho e voz).

 

 

O Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, que é uma instituição civil, coletiva e apartidária, desenvolve ações educativas e socioculturais centradas na revitalização humana dos moradores do Centro Histórico da capital “parahybana”, e conta ainda com outras propostas de ampliação das atividades e inclusão de outros segmentos artísticos.

 

Hoje conta em seu calendário de eventos culturais fixos o Baile de Máscaras, Cortejo de Tambores, Bloco Folião de Ladeira Abaixo, Bailes Afro, Casa de Bamba, Celebrando o Coco de Roda da Paraíba, Mostra Multiteatral, Auto dos Orixás, Cortejo Multicultural e o Projeto Pôr do Sol Multicultural, contemplando assim as Artes Visuais, a Produção Cultural, o Turismo, os Direitos Humanos, a Educação, a Cidadania, a Inclusão, a Música, a Dança, o Audiovisual, as Artes Cênicas, a Literatura, a Saúde, a Cultura Popular, a Capoeira, a Diversidade de gênero e sexualidade, fortalecendo o intercâmbio cultural pleno e banhado da mais singular diversidade cultural.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.