Música

Orquestra Sinfônica Jovem estreia temporada 2013 no Teatro de Arena

Apresentação


11/03/2013



A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba abre a temporada 2013 de concertos com apresentação no Teatro de Arena do Espaço Cultural, nesta quinta-feira (14), às 20h. A Temporada 2013 promete grandes concertos, onde a alegria e a emoção será a tônica do trabalho. A Orquestra Jovem estreia em 2013 com 82 integrantes, número que permite ao regente a execução de um vasto e rico repertório.

No primeiro concerto do ano, os músicos, sob a regência do maestro Luiz Carlos Durier, executarão um repertório alegre e muito divertido. O programa é composto por música original de cinema, uma suíte com solos de trompete e trombone, com participação de dois solistas da Jovem, Gilmar Cavalcante e Marlon Barros, uma sinfonia clássica e um tango.

O concerto será iniciado com a Abertura, do filme “Os Dez Mandamentos”, trilha sonora composta por Elmer Bernstein. Esse filme, lançado em 1956, foi de grande sucesso. A música emblemática sobreviveu na memória popular. Assim como na ópera, essa abertura tem os principais temas musicais do filme: o tema de Moisés e Nefertiti, a marcha dos judeus e abertura das águas do Mar Vermelho.

Em seguida os solistas convidados apresentarão a “Suíte Monette para trompete, trombone e orquestra”, do maestro Duda, que faz uma homenagem ao grande luthier e construtor de trompetes David Monette. Essa obra tem quatro movimentos: ciranda, balada, valsa e boi-bumbá.

De W. A. Mozart, a Jovem ainda apresentará a “Sinfonia n. 23 em Ré Maio”r, KV 181 (162b), uma obra da fase juvenil do autor, escrita quando tinha apenas 17 anos. Este trabalho pertence às Sinfonias de Salsburg.

Para finalizar, a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba tocará uma peça inédita na Paraíba, como é de costume em seus concertos. A desta quinta-feira é a alegre e dançante “Tuscaloosa Tango de Daniel Léo Simpson”, composta em 2009.

Solistas

Gilmar Cavalcante da Silva, nascido na cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE, começou a estudar música na cidade paraibana de Barra de São Miguel, na Sociedade Musical São Miguel. Logo depois estudou na Sociedade Música Novo Século, na cidade natal e na Fundação Música e Vida da cidade de São Caetano-PE, orientado pelo professor Ivanilson Nascimento, na Musidom Escola de Música, da cidade de Campina Grande-PB. Estudou também no curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba, orientado pelo professor Dr. Gláucio Xavier.

Participou do festival Diálogos da Criação em 2006, promovido pela UFPB na cidade de Bananeiras-PB, orientado pelo professor Ranilson de Farias (UFRN), da Banda de Música do 31° BIMtz como convidado, da Festa do Poeta Zé Dantas na cidade de Carnaíba-PE, do IX Encontro Nordestino da Metais, promovido em João Pessoa, com o professor Charles Schlueter (EUA). Do I, II e do III Festival Internacional de Música de Campina Grande- PB, com os professores Radegundis Feitosa (UFPB), Heinz Schwebel (UFBA) e Nailson Simões (UniRio). Do “Bandas de Pernambuco” promovido na cidade do Recife-PE, professor David Spencer (EUA), da Semana da Música 2011 da UFRN na cidade de Natal-RN, do V Encontro Internacional ABT (Associação Brasileira de Trompetistas) realizado em Curitiba- PR.

Encontra-se, atualmente, cursando o bacharelado em música, habilitação em trompete, da UFPB, sob a orientação do professor Ayrton Benck. É integrante da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, tendo atuado entre 2009 e 2012 na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Sexteto PB Brass e Campina Jazz Band (Campina Grande-PB).

Marlon Barros, nascido na cidade de Timbaúba-PE e radicado em Condado-PE. Começou a estudar música aos nove anos de idade, na Escola de Música da Filarmônica, 28 de Junho em 2001, com os professores Diógenes Oliveira, Carlos Alberto e Sérgio André. Em 2005, começou a estudar trombone na Escola de Música de Caaporã, com o professor Adnilton França. Em 2007, ingressou no Curso de Extensão da UFPB, na classe de trombone do professor Radegundis Feitosa, e em 2009 no Curso de Licenciatura em Música (Práticas Interpretativas).

Participou de vários festivais de música e de trombone, entre eles: Curso “Bandas de Pernambuco”, realizado pelo Conservatório Pernambucano de Música, em Paudalho-PE, nos anos 2007, 2008 e 2010; Encontro Regional de Trombonistas (DIA T) em Recife-PE, 2006, 2007, 2008 e 2012; Semana da Música 2011 promovido pela UFRN; Festival Brasileiro de Trombonistas (ABT), XVI realizado em Brasília-DF 2010, XVII realizado em Natal-RN 2011, e XVIII realizado em Tatuí-SP 2012; 8º FEMUSC (Festival de Música de Santa Catarina) em 2013.

Integrou a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música na Temporada 2009; Quinteto Brassil em 2011, como substituto; Monitor da Classe de Trombone da UFPB em 2010, orientado pelos professores Radegundis Feitosa e Sandoval Moreno. 2º Colocado no Concurso Jovem Solista realizado no Festival Brasileiro de Trombones em Tatuí-SP em 2012.

Participou de diversas classes de trombone com os professores Radegundis Feitosa, Sandoval Moreno, Alexandre Magno, Gilvando Pereira, Gilberto Cabral, Renato Farias, João Luiz Areias, todos no Brasil. E Raul de Souza (Brasil/França), Don Lucas (EUA), Dirk Amrein (Alemanha), Nathaniel Brickens (EUA), Brad Kerns (EUA), James Lebens (Canadá), Frank Jardilino (Brasil/Itália), Jacques Mauger (França), Pablo Fenoglio (Argentina), Pétur Eirikisson (Islandia), entre outros.

Está concluindo o curso de Licenciatura em Música pela UFPB, sob a orientação do profesor Sandoval Moreno; integra a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Sexteto PB Brass (UFPB), Paraibones (UFPB), Banda Sinfônica José Siqueira (UFPB) e Filarmônica 28 de Junho (Condado-PE). Como também, atua como músico substituto e convidado na OSPB, Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa-PB e Quarteto de Trombones da Paraíba.

Luiz Carlos Durier – Natural de João Pessoa – Paraíba, Luiz Carlos Durier é o regente titular da OSPB Jovem há 15 anos e regente assistente da OSPB desde 2001. O seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Suas interpretações cativantes e criativas produzem sempre sucesso de público e crítica. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística.

Como regente convidado conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. Na sua formação como regente foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino. Desde 2005 estuda com o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de Master Class com o maestro Kurt Masur. Ainda teve como mestres José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer.

Na UFPB concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou a Escola de Música Anthenor Navarro – EMAN, em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando: Musicalização, Viola e Música de Câmara. Participou das XIX e XX Semana da Música da UFRN como professor da classe de regência. Conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marines e sua Gente, do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado com frequência artistas populares com a OSPB e OSPB Jovem em grandes concertos populares, tais como: Ângela Ro Ro, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione "Marrom", Toninho Ferragutti, Dominguinhos e Geraldo Azevedo sempre com grande sucesso.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //