Notícias
OPINIÃO DE WS – Eleições 2024: debate de 2o turno na TV Cabo Branco expõe candidatos com posturas diferentes
26/10/2024
A edição do debate entre os candidatos a prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena e Marcelo Queiroga, conduzido pela TV Cabo Branco – sinal Rede Globo – expôs posturas diferenciadas entre eles durante os diversos blocos.
Mediado pelo jornalista Hélter Duarte, da Globo no Rio de Janeiro, o debate permitiu que o enfrentamento se voltasse durante parte dele a ataques pessoais em detrimento da prioridade de propostas exequíveis a resolver os dramas sócio – econômicos da cidade.
O candidato à reeleição Cícero Lucena acusou seu adversário de ter sido considerado pela mídia nacional como o pior Ministro da Saúde da história, não ter como ministro ajudado a Paraíba, além de estar sendo processado e ter filho acusado de lobbie ilegal no ministério.
Já Marcelo Queiroga insistiu em acusar o prefeito de ter operação da PF envolvendo familiares dele em indiciamentos sempre se referindo à ameaça da capital de se transformar num Rio de Janeiro.
No plano de propostas, Cícero fez várias perguntas ao candidato Marcelo sobre números da saúde e e projetos exequíveis sempre merecendo do candidato a conclusão de que ele não sabe como fazer gestão. O prefeito apresentou com detalhes ações nas diversas segmentações sociais e de infraestrutura na direção do futuro da cidade.
No final, além de pedir voto para reeleição Cícero diante de plano de governo consistente e dedicou a campanha à história e dedicação de Lauremilia Lucena como agente pública honesta e dedicada.
Marcelo Queiroga terminou também dizendo-se que ele e Sérgio Queiroga estão preparados para construir o futuro e pediu oportunidade de ter o voto do eleitor.
A síntese do último confronto
Por Walter Santos
O último debate da TV Cabo Branco entre os candidatos Cícero Lucena e Marcelo Queiroga apresentou dois projetos e argumentações bem distantes entre si dentro do ponto-de-vista de conteúdos e finalidades.
Na essência de todo enfrentamento ficou mais uma vez bastante claro que o candidato à reeleição priorizou maximamente o tempo para mostrar retrospecto do que tem enfrentado apontando projetos na direção do futuro, enquanto Marcelo Queiroga insistiu no estilo focado na temática da moral e de costumes preferindo atacar, atacar.
A intenção do oposicionista de desequilibrar o candidato à reeleição mencionando operações da PF na conjuntura não afetou em absoluto Cícero Lucena que habilmente priorizou apontar saídas e soluções efetivas à sociedade.
De fato, Marcelo Queiroga não soube esmiuçar e detalhar que projeto de gestão pretende à cidade muito além de só ser oposição, sempre questionado nesse item pelo prefeito, portanto, este aspecto pode certamente influir na decisão do(a) telespectador(a).
Em síntese, pelo saldo do conteúdo do debate, o prefeito Cícero Lucena soube expor melhor seu legado, futuro e assim porque está se habilitando à reeleição. Ele venceu o debate. Simples assim.
LAUREMILIA
No último bloco, de despedidas como candidato, Cícero dedicou todo o processo à história e dedicação honesta de Lauremilia Lucena.
ÚLTIMA
“O olho que existe/ é o que vê”
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.