Policial

Operação Penalidade Máxima: terceira fase da investigação apura manipulação de resultados em jogos do Paraibano 2023


28/11/2023

Autoridades fazem buscas na Operação Penalidade Máxima III (Foto: Divulgação/GAECO-MPGO)

Portal WSCOM



Na manhã desta terça-feira (28), o Ministério Público de Goiás deflagrou a terceira fase da Operação Penalidade Máxima, que tem como foco investigações sobre manipulações de resultados em partidas de futebol. Dois jogos da edição 2023 do Campeonato Paraibano estão sendo apurados: Nacional de Patos x Auto Esporte, com resultado de 2 a 1 para o Canário, e Sousa x Auto Esporte, com resultado de 4 a 0 para o Dinossauro.

Mandados de busca e apreensão foram foram expedidos pelo juízo da 2ª Vara Estadual dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e Lavagem ou Ocultação de Bens Direitos e Valores, e executados em cinco estados: Paraíba, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Na Paraíba, o mandado foi cumprido na cidade de Campina Grande.

A operação foi conduzida pelo Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) de Goiás, com o apoio da PM-GO, do Cyber Gaeco do MP-SP e dos Gaecos da Paraíba, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

Os jogos investigados na terceira fase da Operação Penalidade Máxima incluem confrontos do Campeonato Paraibano de 2023 (Nacional de Patos x Auto Esporte e Sousa x Auto Esporte), da Série A do Brasileirão de 2022 (Avaí x Flamengo), da Série B do Brasileirão de 2022 (Náutico x Sampaio Corrêa e Náutico x Criciúma) e do Goianão de 2023 (Goiânia x Aparecidense e Goiás x Goiânia).

A operação é um desdobramento das Operações Penalidade Máxima I e II, deflagradas em fevereiro e abril de 2023, respectivamente. As investigações resultaram, até o momento, em três denúncias recebidas pela Justiça, com 32 pessoas acusadas de crimes de integrar organização criminosa e corrupção em âmbito desportivo.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.