Paraíba
Ônibus de João Pessoa em greve: Justiça antecipa audiência de conciliação entre Sintur e motoristas em meio a tensão por possível obstrução de garagens
26/01/2025
Portal WSCOM
A desembargadora Herminegilda Leite Machado, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), determinou, na noite deste domingo (26), a antecipação da audiência de conciliação entre o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Sintur) e o Sindicato dos Motoristas. A nova data foi marcada para as 9h desta segunda-feira (27), em meio à intensificação das tensões relacionadas ao cumprimento da ordem judicial de manter 60% da frota de ônibus em circulação.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Informações de bastidores apontam articulações para não cumprimento da determinação judicial. Entre as medidas, estaria a obstrução da saída dos ônibus das garagens.
Greve
A greve ocorrerá já a partir das primeiras horas desta segunda-feira (27) após negociações frustradas entre o Sindicato dos Motoristas e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP).
Cerca de 100 mil passageiros devem ser diretamente afetados pela greve, mas, por decisão judicial, 60% da frota deverá continuar em operação. O descumprimento da medida acarretará uma multa diária de R$ 10 mil, limitada a R$ 200 mil.
Entre as reivindicações dos motoristas estão um aumento salarial de 15%, o retorno do vale-alimentação – suspenso desde 2019 – e o fim da dupla jornada. As empresas apresentaram uma contraproposta de 3% de reajuste.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.