Paraíba

Obras de drenagem e pavimentação de Intermares têm início pelas Avenidas Mar das

Melhorias


04/02/2015



 

{arquivo}As obras de drenagem e pavimentação das principais ruas de Intermares estão em andamento e seguem o ritmo previsto. A Ordem de Serviço foi assinada pelo prefeito Leto Viana no dia 21 de novembro de 2014 e, de imediato, a empresa vencedora da licitação deu inicio à instalação do canteiro de obras e concluiu o levantamento topográfico em toda a extensão do projeto.

Nesta fase, estão sendo contempladas as Avenidas Mar das Antilhas e Mar das Arábias. Ao todo, 43.900 m² deverão receber pavimentação e saneamento, beneficiando outras duas avenidas: Oceano Pacífico e Oceano Índico. O prazo para a obra, que conta com um investimento de R$ 10.300.000,00, com a Prefeitura arcando com quase R$ 1,4 milhão, ou seja, 14% do valor total, é de 365 dias.

A pavimentação e a drenagem dessas avenidas arteriais irão viabilizar e facilitar os serviços das demais ruas que compõem o bairro, reduzindo os problemas de alagamentos e melhorando o fluxo de trânsito na área.

Antes do início das obras, a empresa responsável atendeu algumas exigências da Caixa Econômica Federal (CEF), órgão financiador do projeto, dentre elas, a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e o Projeto de Sinalização de Área, que previa quantidade de placas de trânsito, faixas de pedestres e áreas de estacionamento.

“Até agora, o cronograma da obra vem sendo respeitado e, salvo por eventual intercorrência de um período de chuvas muito rigoroso, a Prefeitura deverá entregar a obra à população dentro do prazo de um ano, em dezembro de 2015”, garantiu a secretária executiva da Infraestrutura (Seinfra), Erika Gusmão.

Conforme o engenheiro técnico responsável pela obra, Ricardo Vasconcelos, os serviços serão executados no sentido norte/sul do loteamento, a partir da construção de um “gabião” próximo à beira-mar, na altura da Av. Mar das Arábias, que funcionará como Ponto Final de Lançamento de Água Pluviais.

A estrutura, de 4m de profundidade, está a 14 metros de distância da linha da água do mar e utilizará, aproximadamente 350m² de estruturas de pedra e telas de arames de ferro galvanizados. O sistema de tubulações para drenagem de águas pluviais deverá acompanhar a linha de saneamento de esgoto, já existente em Intermares.

Não haverá danos ao meio ambiente, tampouco à população do local. Eventuais acúmulos de lixo serão prontamente recolhidos pela equipe da Secretaria de Infraestrutura de Cabedelo (Seinfra).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //