Educação

OAB reprova 71,92% dos inscritos no X Exame de Ordem

exame


28/07/2013

 O X Exame de Ordem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) reprovou no resultado final 71,92% dos inscritos. A lista com os nomes dos aprovados foi divulgada nesta sexta-feira (26).

Dos 124.922 examinados, apenas 33.965 tiveram êxito nesta edição do exame. A prova pode ser prestada por bacharéis e estudantes do último ano do nono ou décimo semestre . A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.

O alto número de reprovações no exame da ordem é um dos motivos que levou a OAB e o Ministério da Educação a firmarem acordo para um trabalho conjunto visando a estabelecer um marco regulatório para os cursos de direito. No último exame, só 10,3% dos candidatos foram aprovados.

Audiências pelo País

Na última quarta-feira (17), a Ordem dos Advogados realizou uma audiência pública sobre novo marco regulatório do ensino jurídico, na sede da seccional de São Paulo do órgão. Representante da ordem questionaram a qualidade e a quantidade dos cursos existentes no País.

A OAB irá promover em diversas seccionais as audiências no molde, com o objetivo de coletar as propostas para melhoria no ensino jurídico.

Em março, o MEC (Ministério da Educação) suspendeu a abertura de cem novos cursos que tinham o pedido em tramitação na pasta. Junto a isso, foi congelada a criação de 25 mil novas vagas no curso em todo o País.

Entre os principais pontos defendidos pela ordem, segundo o presidente Marcus Vinicius, estão: a reflexão sobre o tipo de profissional formado (perfil mais técnico ou cidadão?); a interdisciplinaridade do curso; mais competência na formação dos bacharéis em direito (representada até mesmo pelo fechamento de cursos) e a união entre a teoria e a prática.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //