Cinema

“O Soldado Trifaldón” é atração da Mostra Nueva Mirada no CINESESC

Internacional


12/08/2013

 Atraindo educadores e alunos das redes pública e privada, a mostra itinerante do Festival Internacional de Cinema “Nueva Mirada”, exibe na próxima quarta-feira (14/08) o filme “O Soldado Trifaldón”, no SESC Centro João Pessoa, às 9h horas e 15h, com entrada franqueada ao público interessado.

Trata-se de mais uma ação cultural do Projeto CINESESC, que vem percorrendo as unidades que o Serviço Social do Comércio mantém em todas as regiões brasileiras, seja nas capitais ou nas cidades estrategicamente espalhadas pelo interior do país.

O filme destaca um exército formado por sementes de melão, comandadas pelo soldado Trifaldón, enfrenta uma praga muito brava. A praga não deixa nada doce, agridoce ou excessivamente doce reproduzir-se no local. Começa então uma briga daquelas entre os capitães, mas logo eles assinarão a paz e tudo ficará bem.

A ficha técnica é composta por:

Direção, fotografia e animação: Alejandra Egaña e Paz Puga
Roteiro: María de la Luz Uribe
Produção: Alejandra Egaña, Paz Puga e J. Antonio Edwards, TVN
Música: Miguel Miranda e Miguel Tobar
Montagem: Carlos Munita

Constam ainda na programação de quarta-feira (14/08) os seguintes filmes:

Relógio Cuco (França, 2007, 3 min 23 seg)
Direção: François Cailleau, Audrey Fobis
Sinopse: Os objetos de uma cozinha adquirem vida quando não há ninguém por perto. O divertimento principal é um jogo de dardos entre o saca-rolha e a jarra. Mas um dia acontece algo inesperado…

Em casa com a sra. Hen (Canadá, 2006, 7 min 52 seg)
Direção, roteiro e animação: Tali
Sinopse: Em casa com a sra. Hen é uma história emotiva e ao mesmo tempo engraçada, que aborda as questões da maternidade. Sem cair numa mensagem moralista, o filme descreve os chiliques de uma criança e os esforços de uma terna mãe para conseguir tranquilizá-la.

O peixe (Irã, 2006, 5 min)
Direção: Mahmoud Fakhrinejad
Sinopse: Os peixes nadam tão alegremente! A vida é tão colorida debaixo d’água. A vida subaquática pelo ponto de vista de um peixe.

Relacionamentos (Brasil, 2003, 5 min)
Direção, roteiro, música e animação: Gordeeff
Sinopse: Por meio de comics animados são mostrados diversos tipos de relacionamentos, muitas vezes complicados.

Corvos (Irã, 2006, 6 min)
Direção e roteiro: Zohal Razavi
Sinopse: A história de um grupo de corvos e as diferentes situações que atravessam quando decidem encontrar um nariz para um boneco de neve.

Aventuras olímpicas (Irã, 2006, 1 min por história)
Direção e roteiro: Siavash Zarinabadi
Sinopse: Divertidos curtas sobre os Jogos Olímpicos.

Cores (Espanha, 2004, 2 min 57seg)
Direção: Marcial Carrillo Lostao
Sinopse: Um grupo de lápis de cor muito camarada está terminando um desenho na escrivaninha de uma criança. O lápis menor quer colaborar também, mas sofre um pequeno acidente que o deixa de fora da brincadeira. Cores é uma preciosa história que nos mostra a importância da amizade e do trabalho em equipe.

Pik & Nik (Eslováquia, 2006, 5 min)
Direção, produção e distribuição: Martin Snopek
Sinopse: O garoto Pik e a garota Nik fazem uma viagem ao mar com seu cachorro. Pik e o cachorro curtem o passeio pulando entre as ondas. A garota tem medo do mar e prefere ficar na areia. Porém, quando os amigos entram em perigo, ela vence o medo e luta para salvá-los.

O peixinho (Rússia, 2007, 10 min)
Direção, roteiro, fotografia e montagem: Sergei Ryabov
Sinopse: O pequeno mundo de uma criança é maravilhoso e extremamente complexo. Aparentemente, um fato sem muita importância pode ser uma tragédia em sua vida. Por outro lado, a alma bondosa de um bebê pode fazer milagres e até alegrar a vida de um peixinho.

A Mostra Nueva Mirada prosseguirá com exibições e debates até 16/08, com a programação assim distribuída:

15/08

Histórias do vento (Venezuela, 2007, 12 min)
Direção, roteiro, produção e montagem: Javier Beltrán Ramos
Elenco: Isaac León (Criança), Rossana Hernández (Mãe), Aquiles Santamaría (Avô) e José Pérez (Pai)
Sinopse: Uma criança de 3 anos começa a se interessar pela misteriosa gravidez da mãe quando vê um franguinho nascer. Porém, no decorrer da história, certos acontecimentos mudarão sua inocência – ela verá o ciclo da vida descortinar-se diante de si.

O varredor da lua (Rússia, 2007, 5 min 11 seg)
Direção e roteiro: Konstantin Golubkov
Sinopse: O filme aborda a beleza e a eterna ambição do ser humano, que nos leva à completa negação de uma existência “terrestre”.

As novas espécies (Letônia, 2008, 9 min)
Direção, roteiro, fotografia e montagem: Ēvalds Lācis
Sinopse: Um cientista encontra uma nova espécie de bichos. Os bichos-crianças fazem tudo o que podem para salvar seus pais da coleção do cientista.

Os meninos da lua (Suíça, 2008, 4 min 44 seg)
Direção, roteiro e fotografia: Ursula Ulmi
Sinopse: Várias crianças dormem tranquilamente dentro da Lua. Mas um dia elas acordam e…

Quando as maçãs rolam (Letônia, 2009, 7 min)
Direção: Reinis Kalnaellis
Sinopse: Gato mora num antigo armário de madeira com seu grande amigo Ratón (um rato). No povoado onde residem há um pomar de macieiras aonde Gato sempre vai para colher maçãs. Mas, dessa vez, ele terá uma surpresa: um ovo muito esquisito aparece no local.

A foto rasgada de Miriam (Estônia, 2009, 5 min)
Direção: Priit Tender
Sinopse: Miriam assume toda a culpa pela foto quebrada. Mas o irmão menor não aceita e admite que foi ele. No fim, a galinha precisa sair e confessar que, de fato, foi ela a culpada de tudo.

Grandes planos (Suíça, 2008, 3 min 59 seg)
Direção, roteiro, fotografia e montagem: Irmgard Walthert
Sinopse: Mesmo quando tudo está muito bem planejado, não é fácil construir uma máquina que venda maçãs. Mas uma grande ideia conseguirá resgatá-la…

O meu final feliz (Alemanha, 2007, 5 min 10 seg)
Direção, roteiro e montagem: Milen Vitanov
Sinopse: Todos os cachorros brincam com sua cauda. Mas, daquela vez, um deles consegue finalmente mordê-la. Isso vai mudar a vida dele: será o começo de uma grande amizade.

Recto verso (França/Bélgica, 2006, 3 min)
Direção e roteiro: Gabriel Jacquel
Sinopse: Deus (branco) e o Diabo (negro) brigam utilizando o fundo do filme. É um choque gráfico entre as cores branco e preto, com espaços cheios e vazios, e com linhas e curvas.

Os chulpas (Chile, 2006/2007, 8 min)
Direção, roteiro e montagem: Alex Moya Ibacache
Sinopse: Em um tempo em que não existe o sol, no deserto mais árido do mundo, vive em harmonia um povo de seres que adoram a lua. Um dia eles são visitados por um homempássaro, uma criatura mitológica que anuncia a chegada de um novo deus, cuja aparição mudará suas vidas para sempre. Roteiro baseado em relato das culturas dos índios Aimará, de Los Andes.

 

16/08

Maria Flor (Brasil, 2008, 2 min 58 seg)
Direção, roteiro, fotografia e montagem: Camila Carrossine
Sinopse: Uma pequena história laranja e azul

A árvore das crianças (Hungria, 2008, 2 min 40 seg)
Direção, roteiro, produção, fotografia e montagem: Abel Ruiz-Vazquez
Sinopse: A árvore das crianças conta a história de uma criança e de uma maravilhosa gangorra. A menina tenta, com muita criatividade e com a ajuda de uma borboleta, subir na gangorra, que está muito alta. Mas vai se deparar com uma surpresa quando subir.

Pescador de sonhos (Portugal/Brasil, 2006, 11 min)
Direção, roteiro e fotografia: Igor Pitta Simões
Sinopse: Em mundo escuro na busca por um mundo de luz e cor, enfrentando um caminho muito perigoso. Quando o pescador de sonhos finalmente alcança seu sonho, simplesmente pode ver como desaparece e tudo volta a se converter num mundo de silêncio e solidão, talvez porque foi muito depressa. Agora está de volta ao mundo real porque precisa de respostas e porque a esperança permanece.

Fábula sobre um prego (Eslováquia, 2006, 5 min 30 seg)
Direção e roteiro: Marián Staňo
Sinopse: Breve relato sobre um prego que não queria ser pregado.

As cores de Miriam (Estônia, 2008, 5 min)
Direção: Jelena Girlin e Mari-Liis Bassovskaja
Sinopse: Miriam acha algumas fotos antigas. Enquanto as olha, começa a ver o mundo ao redor em preto e branco. E isso também acontece com o Irmãozinho e a Galinha. O mundo em preto e branco deixa todos tristes. Felizmente há um arco-íris de onde a Galinha vai conseguir as cores de volta.

Cachorro-guia (Estados Unidos, 2006, 5 min 45 seg)
Direção e roteiro: Bill Plympton
Sinopse: Um herói canino ajuda as pessoas cegas obtendo resultados desastrosos.

A menina na caixa de sapatos (Rússia, 2007, 6 min 20 seg)
Direção e roteiro: Tatiana Podveikina
Sinopse: Pode ser tarde demais para perceber que você perdeu algo grande e importante enquanto brincava.

O pássaro e o homem (Argentina, 2005, 1 min 50 seg)
Direção, roteiro, produção, fotografia emontagem: Santiago “Bou” Grasso
Sinopse: Um homem sentado no banco de uma praça tenta de todo jeito conseguir que um pássaro fique a seu lado. Mas, como não consegue, o homem começa a chorar. Então, o pássaro mostra a ele que de fato não queria fugir.

Aldeia global Karl Marks (Rússia, 2007/ 3 min 27 seg)
Direção: Leo Gabriadze
Sinopse: Primavera dos anos 1980. O comunismo triunfa na terra. Nova York celebra com entusiasmo o 1º de maio. Londres lidera os recordes de reciclagem de lixo. Outro monumento a um líder do proletariado na África do Sul é inaugurado. Um jovem, cujo coração transborda de amor, canta uma canção sobre sua namorada. Viaje a diferentes países onde reinam a igualdade e a irmandade tão sonhadas.

O Setor de Cultura do SESC Centro João Pessoa encontra-se localizado à Rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro, João Pessoa – PB. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3208-3158 e (83) 9996-0183.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //