Notícias

O papel de Cícero Lucena na disputa de 2020 em João Pessoa

08/12/2019


O jornalista e analista politico Walter Santos traz neste momento a abordagem sobre como Cícero Lucena, ex-prefeito e ex-governador, influenciará na disputa de 2020 da Prefeitura de João Pessoa.

Eis a análise:

O papel de Cícero Lucena na disputa de 2020 em João Pessoa

Decididamente o ex-prefeito de João Pessoa e ex-governador do Estado, Cícero Lucena, não constará da lista de candidatos à prefeitura da Capital onde, a dados de hoje, de sobressaem o ex-governador Ricardo Coutinho e o radialista Nilvan Ferreira. Mesmo que haja quem aposte na volta de Cícero ao cenário, ele está fora do páreo por decisão própria.

Ao longo dos últimos 25 anos, é preciso admitir que a capital granjeou diversas obras estruturantes mas, mesmo reconhecendo avanços em gestões subsequentes, a de Cícero Lucena foi a que marcou o processo urbanista da cidade a partir de intervenções impactantes como se deu no Centro Histórico de João Pessoa abolindo de vez o Lixão do Róger e o reaquecimento de todo Varadouro com a abertura da Praça Antenor Navarro e adjacências ainda tendo a ocupação do belo prédio dos Correios e outras áreas.

Poucos se lembram mas Cícero sofreu ameaça de morte por decidir tirar um posto de gasolina defronte à Associação Comercial na Praça Antenor   Navarro consolidando a recuperação de uma área,  hoje desabitada comercialmente pelo pouco fluxo de pessoas na região.

DEPOIS DE TUDO, A INOCÊNCIA
O ex-prefeito, aliado de primeira hora e sempre do ex-governador Ronaldo Cunha Lima, Cícero viveu os últimos anos sob a acusação de desvios de recursos na famosa Operação Confraria, que, ao final de tudo foi inocentado pela Justiça Federal por inexistir dolo na sua gestão.

Mesmo assim, durante todo o tempo foi punido injustamente – como agora se prova – chegando a ser tratado como politico bichado até por seu então aliado ex-governador Cássio Cunha Lima até fazendo perder a vaga no Senado.

E AGORA, CICERO?

Certamente que ele já não tem a mesma densidade eleitoral de antes por ter se afastado da cena política, mas certamente ele cumprirá papel especial por quem decidir apoiar porque, recuperada a imagem a duras penas, terá relativa influência em setores populares da cidade.

Agora é a aguardar para ver sabendo-se que certamente terá contra-ponto expressivo na relação com Ricardo, responsável em boa parte por seus dramas do passado.

PEQUENO DETALHE

Cícero é aliado de João Azevedo.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.