Cultura

O Centro Ainda Pulsa: Festival Alumiô anuncia virada cultural em 2ª edição de evento na área histórica de João Pessoa


20/07/2023

Renata Mora e Ramon Suarez, organizadores do evento

Por Cristiane Cavalcante e Wallyson Costa



Foi lançado nesta quinta-feira (20) o formato para a segunda edição do do Festival Alumiô, que acontecerá em setembro de 2023. Uma coletiva de imprensa reuniu jornalistas, idealizadores, produtores e parceiros neta tarde na Vila do Porto, no Centro Histório da capital.

A segunda edição do festival Alumiô acontece nos dias 23 e 24 de setembro, e será realizada no formato inédito de virada cultural, no largo de São Frei Pedro Gonçalves, no Centro.

A ação é uma iniciativa da sociedade civil na intenção de cuidar e valorizar a região. A realização do Festival Alumiô 2023 movimenta a economia da região, gera empregos, fortalece o turismo e mostra a cultura paraibana rica, forte e pulsante.

Em coletiva de imprensa, os produtores culturais e organizadores do evento, Renata Mora e Ramon Suarez, deram detalhes da segunda edição do festival que promete iluminar o centro da capital com vida e cultura, como em outros tempos de efervescência do espaço.

Segundo a organização do Festival Alumiô, mais de 20 atrações já estão confirmadas para o evento, entre bandas, djs, e artistas solo que irão se apresentar no palco da primeira virada cultural de João Pessoa.

O Alumiô contará ainda, além de muita música, com feira de empreendedorismo, oficinas, e debates, para movimentar e dar visibilidade à cultura e o comércio do Centro.

De acordo com Renata Mora, “a iniciativa busca dar visibilidade ao local e terá eixos voltados à produção artística paraibana, empreendedorismo, formação da cadeia produtiva, e a promoção do turismo do centro”.

A coletiva atraiu representantes de entidades, sociedade civil, artistas, e comerciantes locais. Dentre eles, estiveram presentes a coordenadora do MinC na Paraíba, Rejane Nóbrega, o vice-presidente da IAB-PB, Breno Crispim, uma comissão da Sociedade dos Amigos do Centro, os músicos Vieira e Cassicobra, além de produtores culturais, e moradores da região.

Rejane falou ao WSCOM sobre a participação do Ministério no fomento de eventos no Centro Histórico:

 

Diego Henrique e ítalo Andrade, membros da comissão da Sociedade dos Amigos do Centro comentaram sobre a importância da realização de eventos e da instalação de empreendimentos no Centro:

O festival Alumiô conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de João Pessoa, que é responsável por parte dos recursos para realização do evento, que será totalmente gratuito e terá espaços pensados para garantir inclusão e acessibilidade de todos os públicos, incluindo crianças, adolescentes, e pessoas portadoras de deficiências.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //