Economia & Negócios

Números de Juliette ‘explodem’ nas redes sociais; pode paraibana dominar mundo de influenciadores digitais após sair do BBB?


26/04/2021

Portal WSCOM

O mercado de influenciadores digitais tem sido uma das maiores alternativas de vencedores e participantes de reality shows pelo mundo. No Brasil, o maior popular programa do cenário, Big Brother Brasil, virou uma verdadeira fábrica de popularidade e faz os seus ‘jogadores’ ganharem milhões de fãs durante poucos meses de participação, com destaque no horário nobre da Tv aberta. A paraibana Juliette Freire é o fenômeno da atual edição do BBB. Poderá Juliette se tornar o novo nome de influenciadora no país?

Maquiadora e advogada, a jovem de 31 anos natural de Campina Grande iniciou sua trajetória no BBB com apenas 3 mil seguidores e já conta hoje com mais de 22 milhões. Mas o que mais impressiona, segundo os especialistas, é o engajamento das contas da paraibana. Nas últimas semanas, ela igualou o recorde da cantora Billie Ellish após conseguir 1 milhão de likes em apenas 6 minutos em uma foto no Instagram.

Com esses números positivos, a paraibana teria inegavelmente o potencial para se tornar um grande nome do país no setor de promoções via redes sociais.

Os influenciadores digitais se aproveitam do modelo de negócio de associaçãode marca a ídolos, popularizada no século 18. O primeiro caso, foi quando a rainha Charlotte promoveu a marca de porcelanas inglesa Wedgwoord.

O reforço da marca com figuras públicas continuou com ‘garotos-propaganda’, com celebridades, e hoje qualquer pessoa pode ser um influenciador digital, algo conquistado com a democratização da mídia.

De acordo com o levantamento feito pela Betway, site de jogos de roleta online, influenciadores digitais impulsionaram 670% das compras na Black Friday, período de promoções popularizado nos Estados Unidos e que já tomou conta do mundo.

Ainda de acordo com o levantamento, 55% dos usuários procuram a opinião de influenciadores digitais antes de comprar um produto importante; 71% dos usuários seguem pelo menos um influenciador; 86% já descobriram um produto via influenciador; 73% já efetuaram uma compra por conta de um influenciador e 55% confiam nos influenciadores como fonte de informação. Os dados são da Qualibest; Reward Style.

Os principais nomes do cenário atual no Brasil são o do humorista piauiense Whindersson Nunes, o youtuber Felipe Neto e o digital influencer alagoano Carlinhos Maia. Com dois nordestinos no topo, Juliette teria inspiração e força para chegar ao topo deste ranking? Apostamos que sim.

Desafios da paraibana

Mesmo com todos os dados positivos, Juliette deve ter desafios ao sair da casa mais vigiada do Brasil, o principal deles é manter a sua relevância. Com o fim do reality, comumente os participantes perdem a ‘mídia’ durante os meses e anos seguintes, já que não tem mais a plataforma da Tv aberta diariamente ao seu dispor.

Outro fator é o domínio das redes sociais. Manter uma equipe preparada e buscando alternativas no concorrido mercado de marketing das diversas plataformas é o objetivo. Também tem a gestão de conteúdo nos apps já consolidados, como Instagram, e em ascensão, como o Tiktok. Pensar o conteúdo é fundamental, assim como o manter o carisma, o que sabemos que a paraibana arretada fará.

 

 



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