Notícias

Novos protestos miram “cura gay” e PEC 37

protestos


21/06/2013



 Em meio a uma onda de manifestações que ocorrem em todo o Brasil, especialmente motivadas pelo valor das tarifas do transporte público, questões que dizem respeito diretamente ao âmbito federal da política também entrarão na pauta dos protestos.

Um ato, marcado para a tarde desta sexta-feira (20), vai protestar contra a aprovação da "cura gay" na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. O evento deve acontecer a partir das 18h na praça Roosevelt, região central de São Paulo. Pelo menos 50 mil pessoas confirmaram participação pelo Facebook.

O projeto, que foi aprovado sob a liderança do deputado Marco Feliciano (PSC-SP), propõe a suspensão da validade de dois artigos de uma resolução do Conselho Federal de Psicologia, que proíbem os profissionais de participarem de terapia para alterar a orientação sexual e de atribuir caráter patológico (de doença) à homossexualidade. A matéria segue agora para análise da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

Leia mais notícias de Brasil

Outra manifestação, esta contra a PEC 37, está sendo organizada para o sábado (21). Os manifestantes vão se encontrar no vão do MASP, na avenida Paulista, por volta das 15h. Para este ato, mais de 170 mil pessoas confirmaram presença, via Facebook.

A PEC 37 propõe a retirada dos promotores da prerrogativa de fazer investigações criminais e de improbidade contra prefeitos, deputados, secretários de Estado e outras autoridades envolvidas em fraudes e corrupção. Esse tipo de investigação, de acordo com o texto original, ficaria a cargo, exclusivamente, das Polícias Federais e Civis. Na quinta-feira (20), a Câmara adiou a votação da proposta.

 


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.