Entretenimento
Novas formas de consumo mudam cenário gastronômico em João Pessoa
29/07/2019
O setor de alimentação fora do lar na capital paraibana tem demonstrado constante crescimento, sobretudo pela variedade gastronômica e preços democráticos. Esse movimento de expansão coincide também com a realização de grandes eventos gastronômicos na cidade, como o já consolidado Brasil Sabor, realizado anualmente pela Associação de Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel), e também com a primeira edição da João Pessoa Restaurant Week.
Com preços variados que cabem em todos os bolsos, esses eventos aquecem o mercado de bares e restaurantes da cidade, além de valorizar a cena gastronômica local.
“Ao realizar o Brasil Sabor, ajudamos a incentivar a produtividade local e o relacionamento dos restaurantes com os pequenos produtores, responsáveis pela agricultura familiar e economia solidária, o que também auxilia no aquecimento econômico. O evento é também uma oportunidade de lazer para as famílias, que têm a chance de experimentar pratos de chefes renomados dos melhores restaurantes da cidade com preços acessíveis”, ressalta o presidente da Abrasel-PB, Arthur Lira.
Além disso, essa mudança no cenário gastronômico local é percebida também pelo crescimento exponencial dos perfis de Instagram voltados para a divulgação de restaurantes, bares e opções de lazer. Essa expansão coincide ainda com a retomada gradativa do setor de alimentação fora do lar que, de acordo com a Associação Nacional de Restaurantes, registrou crescimento de 3,5%, em 2018. E nesse aspecto, os perfis nas redes sociais ajudam a estimular o setor pelas oportunidades diferenciadas de consumo que indicam.
Para o empresário Sérgio Augusto, responsável pelo restaurante Cantina 101restaurante Cantina 101, a utilização do digital faz parte da metodologia de negócio da empresa e oferece resultados positivos. “Com esse método de divulgação, conseguimos ter o feedback imediato do cliente, pois eles interagem, fazem sugestões e críticas, o que ajuda a melhorar o serviço que oferecemos. Quando fechamos parcerias com influenciadores, isso reflete diretamente no aumento do número de clientes e, consequentemente, no faturamento”, finaliza.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.