Paraíba

Nova onda de calor pode elevar em 3° a 5° graus os termômetros no Sertão da Paraíba


11/12/2023

Nova onda de calor deve durar de 14 a 20 de dezembro. — (Foto: Arte/g1)

WSCOM com g1

Uma nova onda de calor deve fazer subir a temperatura em vários estados do Brasil. A previsão é de que os termômetros se aproximem dos 40°C a partir da quinta-feira (14). Na Paraíba, a alta pode elevar em 3° a 5° graus os termômetros na Região do Sertão.

Outros estados do Nordeste como Pernambuco, Ceará, Piauí, Maranhão e Bahia também sofrerão os aumentos de temperatura, sendo a Bahia o mais atingido pelo fenômeno climático da nova onda de calor, onde poderá atingir mais de 5° acima da média.

A onda de calor acontece quando temos uma temperatura cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias. Neste caso, ela deve se estender de 14 a 20 de dezembro, próximo da chegada do verão que acontece no dia 22 de dezembro.

Esta é a quinta onda de calor consecutiva no país que já registrou o fenômeno em agosto, setembro, outubro e novembro.

Apesar da previsão de calor acima da média para o fim da semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não emitiu até o começo da noite de segunda-feira (11) nenhum alerta por conta das altas temperaturas. Nos eventos anteriores, os avisos do Inmet confirmaram a dimensão e intensidade do fenômeno.

A previsão é de que o calor se estenda por oito estados com as máximas mais altas no Centro-Oeste do país nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Segundo o Climatempo, ainda não há uma previsão de temperatura para todo os estados, mas as cidades de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e São Romão, no Mato Grosso devem superar os 40°C.

No restante do país, a previsão é de calor dentro da média. Faltam pouco mais de dez dias para o Verão, que começa em 22 de dezembro. Com isso, a Terra fica mais exposta ao Sol e com uma temporada de poucas chuvas há menos nuvens para impedir a passagem de tanto calor.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.