Economia & Negócios

Nova loja do Magazine Luiza traz vitrine inovadora com tecnologia Realtime


03/10/2013

O Magazine Luiza, uma das maiores redes de lojas de varejo do Brasil, inaugurou sua loja mais moderna no Shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto (SP). A loja, que conta com área de 1.284 metros quadrados, tem como destaque uma vitrine digital, projeto desenvolvido pela Mobbit Systems, empresa do grupo Ongoing, do qual o iG também faz parte. O sistema, que usa a tecnologia Realtime, permite que o consumidor explore novas tecnologias presentes nos produtos à venda na loja, como TVs com tela Ultra HD .

"A tecnologia Realtime está por trás da plataforma Insight 360RT e permite atualizar os conteúdos mostrados na vitrine digital remotamente e em tempo real", diz Pedro Gameiro, country manager da Mobbit. No iG , a tecnologia Realtime é usada na nova página do Último Segundo para organizar as notícias entre mais lidas, mais comentadas e recomendadas para cada internauta. Além disso, o Realtime gera uma lista dinâmica das notícias mais lidas na página inicial do portal, mostra os resultados de enquetes e está presente no sistema de comentários.

Segundo Gameiro, ao entrar na loja do Magazine Luiza o consumidor se depara com uma tela de quatro metros de largura e três metros de altura. Ele deve se posicionar em uma marca indicada no chão para que o sensor Kinect, que funciona integrado ao painel, possa reconhecer os seus movimentos. A partir de então, pode navegar nos conteúdos disponíveis sobre cada tecnologia, com o auxílio por voz da Lu, a assistente digital do Magazine Luiza.

Com a vitrine digital, o consumidor pode conhecer as novas tecnologias presentes nos produtos em detalhes. É possível ver como é feita a transferência de arquivos por meio da tecnologia NFC (Near Field Communications), conhecer os novos recursos existentes das geladeiras inteligentes e comparar a resolução Ultra HD das TVs com outras tecnologias de tela disponíveis. Trata-se do primeiro projeto deste tipo realizado pela Mobbit em uma grande rede de varejo brasileiro. "Existem outros projetos em andamento, mas ainda são confidenciais", diz Gameiro.

A plataforma Insight 360RT foi desenvolvida pela Mobbit Systems em parceria com a Internet Business Technologies (IBT), empresa que faz parte do grupo BRZTech (do qual o iG também faz parte). Segundo Gameiro, o projeto é importante, já que leva a tecnologia inovadora para uma das maiores redes de varejo do Brasil. "A Mobbit procura sempre ir mais além e conta com diferentes soluções digitais interativas no mercado", diz Gameiro.

Segundo Rogério Bruxellas, diretor de marketing do Magazine Luiza, a nova tecnologia ajudará a estimular vários sentidos dos clientes, o que ajudará a fidelizar o público da loja. “A experiência de compra do consumidor é um fator fundamental na escolha do produto. O Magazine Luiza sempre buscou inovar e quebrar velhos paradigmas, é por isso que a nova vitrine vai ao encontro do DNA vanguardista da rede”, diz Bruxellas.

A operadora Oi é outra grande empresa que aposta na interatividade para melhorar a experiência de compra de seus clientes. No fim do ano passado, a operadora inaugurou sua primeira loja-conceito no shopping Iguatemi, em São Paulo. Essa loja também aposta nas telas sensíveis ao toque para atrair clientes.

Aplicações também desenvolvidas pela Mobbit permitem que os clientes vejam informações dos aparelhos, comparem produtos e experimentem serviços da operadora em telas sensíveis ao toque. De hora em hora, as telas são usadas em conjunto com a iluminação da loja em um show multimídia.



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