Sociedade

Nova edição da Revista NORDESTE traz entrevista histórica com o pensador Mangabeira Unger, que aponta saídas para a crise no Brasil


01/06/2020

Capa da edição 160 da Revista NORDESTE

Por Redação / Portal WSCOM



Já está em circulação a edição de número 160 da Revista NORDESTE, veículo de comunicação com 14 anos de circulação, de abrangência nacional, com foco nas ações regionais políticas, econômicas, culturais e nos diversos segmentos. Na matéria de capa, o destaque fica com uma entrevista exclusiva com o filósofo, e pensador brasileiro Roberto Mangabeira Unger, que elenca uma série de políticas e ações interligadas para mudar de vez o rumo do Brasil a partir do Nordeste.

Mangabeira Unger explica como “o Nordeste pode reinventar o Brasil”. Segundo ele, é chegada a hora de sair da ilusão de “pobrismo” regional para construir soluções sustentáveis sem dependência das velhas culturas.

Em artigo escrito nas páginas subsequentes, o professor doutor Carlos Sávio G. Teixeira, estudioso e organizador do principal livro sobre a obra de Mangabeira Unger, mostra “o nacionalismo do século XXI”, destacando pontos importantes na obra do filósofo. “Ele enxerga dias fortes e principais posições de opinião que formam dois grandes partidos brasileiros: um da onda e outro da mensagem, ambos sob o fascínio do colonialismo mental”, escreve.

Ainda sobre o universo de Mangabeira Unger, o professor Brand Arenari, doutor em sociologia pela Universidade Hulbolt (Alemanha) e titular da Universidade Federal Fluminense (UFF), escreve sobre a obra do filósofo e a religião, com destaque para “os desafios da compreensão do pentecostalismo no Brasil”.

POLÍTICA

Na editoria de política, a nova edição da Revista NORDESTE apresenta na coluna ‘Plugado’, assinada pelo publisher e analista político Walter Santos, como o Consórcio Nordeste vem ocupando um espaço antes restrito apenas à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Também é destacado ampla matéria sobre a posse do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Roberto Barroso, e a tese relativa  ao adiamento das eleições municipais para novembro ou dezembro, envolvendo também as discussões junto ao Congresso Nacional.

ECONOMIA

Na pauta econômica, a Revista NORDESTE traz uma análise assinada pelo economista, professor universitário e ex-reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rômulo Polari, sobre a situação crítica da economia gerada pelo avanço da pandemia do novo coronavírus.

Em outra reportagem, a revista aborda em matéria conversa com o executivo Augusto Correia Lima, que dirige a Band Nordeste. Ele anuncia a aquisição de TV, em Fortaleza-CE, chegando ao patamar de sete emissoras próprias, localizadas em nove estados nordestinos, consolidando crescimento mercadológico regional.

Grupo de investidores paulista negocia a aquisição do Hospital Samaritano, em João Pessoa. Processo envolve negociações trabalhistas com médicos, enfermeiros e demais funcionários da área administrativa.

SAÚDE

Na editoria de saúde, a Revista NORDESTE aborda como os nove estados vem enfrentado a Covid-19 com o apoio da saúde e ciência. A matéria destaca a atuação do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, grupo liderado pelo médico e cientista Miguel Nicollelis, que lidera equipe de infectologistas e especialistas de forma exemplar, e indica a adoção do sistema ‘lockdown’ nas Capitais nordestinas.

Outra pauta em discussão que a nova Revista NORDESTE aborda, envolve a discussão sobre a adoção do uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento relativo ao novo coronavírus.

A revista destaca também os efeitos danosos gerados pelo uso contínuo dos computadores e smartphones à visão. O médico Oswaldo Travassos de Medeiros, professor doutor e cientista na área oftalmológica, aborda o tema em artigo esclarecedor, principalmente, em tempos de isolamento social com o crescimento do uso desses equipamentos.

COMPORTAMENTO

Na seção Memória, a Revista traz matéria especial sobre a compositora Joana Batista Ramos, mulher negra, pobre, descente de escravos, que há 110 anos criou o frevo “Vassourinhas”, marchinha mais popular do Carnaval pernambucano.

A NORDESTE traz ainda uma leitura contemporânea sobre o impacto da ciência na vida humana e os efeitos no futuro, com Gilberto Lima Júnior, empresário do segmento do comércio exterior e presidente do Instituto Iluminarte de Inovação Tecnológica e Impacto Social. Especialista afirma que a mente humana pode se imortalizar nos próximos trinta anos.

Também é destacada matéria com a empresária pernambucana sócia da Lead Hub, Carla Bonsoussan, que lança a campanha virtual “PE Unido”, que vem alcançando milhares de perfis nas redes sociais, por meio de seguidores parceiros que funcionam como multiplicadores da boa informação nesse período de cuidados da população por conta da pandemia do Covid-19.

COMO ACESSAR?

A edição 160 da Revista NORDESTE já está nas bancas. O periódico também pode ser encontrado na versão virtual, com link disponível Portal WSCOM (CLIQUE AQUI para acessar) e no site www.revistanordeste.com.br.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //