Automobilismo

Nos EUA, duelos Hamilton x Rosberg e Massa x Bottas ganham novo capítulo

EUA


02/11/2014

 A Fórmula 1 é um esporte marcado por rivalidades, como os históricos duelos entre Niki Lauda e James Hunt, nos anos 1970, e Ayrton Senna e Alain Prost, nas décadas de 1980 e 90. Na atual temporada, o intenso confronto entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, companheiros na Mercedes, deu o tom na briga pelo título mais importante do automobilismo mundial. E, a três etapas para o fim do campeonato, os dois estão separados por apenas 17 pontos, com vantagem para Hamilton (confira a classificação completa). A briga promete ficar ainda mais acirrada neste domingo, com o GP dos EUA, que terá Rosberg na pole e o inglês logo atrás, completando a primeira fila.

O GP dos EUA, válido pela 17ª etapa de 2014, está marcado para as 18h (de Brasília). O SporTV abre a transmissão às 17h. A TV Globo mostra a reprise depois do Fantástico.

Rosberg deve ir para a pista do Circuito das Américas, em Austin, no Texas, com "a faca nos dentes e sangue nos olhos". O líder Hamilton venceu as quatro últimas etapas do campeonato e também dominou os três treinos livres em Austin. Após se envolver em episódios polêmicos nos últimos meses, como ter forçado um toque no companheiro ou ter passado reto em uma chicane, o alemão quer trazer a sorte de volta para o seu lado. A conquista da pole position é apenas o primeiro passo na busca pela reviravolta na tabela de pontos. O foco de Nico é mesmo vencer o GP deste domingo.

Em situação diferente, a Williams não está na disputa pelo título, mas precisa superar a Ferrari para se firmar no terceiro lugar do Mundial de Construtores. Na escuderia inglesa, o clima de disputa interna também está mais acirrado nos Estados Unidos. Felipe Massa conseguiu bons resultados durante os treinos livres, inclusive o terceiro melhor tempo na última atividade, mas acabou sendo superado pelo companheiro Valtteri Bottas na tomada oficial de tempos e largará em quarto.

No retrospecto desta temporada, o brasileiro está em ampla desvantagem na comparação com o finlandês. Massa tem 71 pontos e aparece na nona posição do ranking, com apenas um pódio (o terceiro lugar no GP da Itália), enquanto Bottas acumula 145 pontos e é o quarto colocado da tabela, com cinco pódios. Em contrapartida, Massa conquistou uma pole position, a única feita por um piloto fora da Mercedes, na Áustria. O carro da Williams promete ser competitivo no Circuito das Américas, o que é indicativo de mais uma batalha intensa durante a corrida.

Com grid esvaziado, por causa da crise financeira de Caterham e Marussia, o GP dos Estados Unidos será disputado por apenas 18 carros. Na próxima semana, a categoria desembarca em São Paulo, para o GP do Brasil, que será realizado em Interlagos. A temporada se encerra em Abu Dhabi, no dia 23 deste mês, em prova que terá sistema de pontuação em dobro. Hamilton ou Rosberg? Se depender da rivalidade fulminante da dupla da Mercedes, o dono do título mundial só será conhecido na última curva da última volta. Fique ligado no calendário!
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //