Política

“Nós estamos de volta para reconstruir a democracia brasileira”, diz Lula em coletiva no Recife

É a primeira vez que o ex-presidente Lula viaja ao Nordeste para compromissos políticos após recuperar sua elegibilidade.


16/08/2021

(Foto: reprodução)

Cristiane Cavalcante/Portal WSCOM

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou sua visita ao Nordeste por Pernambuco, onde desembarcou neste domingo (15). Na tarde desta segunda-feira (16), ele concedeu uma entrevista coletiva para imprensa, no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem, no Recife. É a primeira vez que o ex-presidente viaja ao Nordeste para compromissos políticos após recuperar sua elegibilidade.

A expectativa era de que o petista apresentasse pontos importantes das articulações políticas costuradas em Pernambuco. No entanto, Lula apenas apenas realizou um breve discurso e respondeu as perguntas de poucos jornalistas presentes no local.

Lula destacou, durante um breve discurso, que pretende fortalecer a política internacional do Brasil, a retomada dos direitos dos trabalhadores, os investimentos em educação e cultura e a distribuição de renda no país. De acordo com petista, o país está no maior atraso pela qual já passou desde a Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988.

“Eu nunca pensei que depois da constituinte de 88 a gente fosse viver o que estamos vivendo hoje. O país tem um presidente que não tem nenhum compromisso com a questão social, não tem nenhum compromisso com as vítimas da covid. Nós estamos de volta para reconstruir a democracia brasileira, porque nós temos 15 milhões de desempregados no país, nós voltamos ao trabalho escravo. Eu vou pegar esse país pior do que eu peguei em 2003, com a falta de credibilidade interna e externa, pois não tem nenhum presidente do mundo que queira visitar o Brasil”, declarou o presidenciável.

 

 

O petista esteve acompanhado da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann; do senador Humberto Costa (PT-PE), dos deputados federais José Guimarães (PT-CE) e Marília Arraes (PT-PE) e do vice-presidente do PT, Marcio Macedo, entre outros líderes.

Após a conclusão da agenda de compromissos em Pernambuco, Lula segue em viagem para o Piauí, onde irá se reunir com o governador Wellington Dias, e depois para Natal, no Rio grande do Norte, para encontrar a governadora Fátima Bezerra, além de políticos e lideranças locais.

Assista a íntegra da coletiva de imprensa:

 

Visita a assentamento

Na manhã desta segunda-feira (16), Lula visitou o Assentamento Che Guevara, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Moreno, na Região Metropolitana do Recife, onde conheceu em detalhes a campanha Mãos Solidárias, plantou alfaces, um pé de Baobá e dialogou com agricultores da reforma agrária no estado.

“Queria dizer o meu orgulho da minha vinda a Pernambuco. Não só porque é meu estado natal, não só porque é a terra do meu pai e da minha mãe, mas porque encontrar com vocês trabalhadores de Pernambuco, professores, e sobretudo os trabalhadores rurais é uma honra muito grande”, disse o ex-presidente.

Segundo o ex-presidente, o que dá motivação às pessoas é a luta. “Todo ser humano que tem uma causa é mais corajoso, fica menos cansado, menos doente e só vai parar quando ele conquistar aquilo que ele almejou. Isso é um pouco do que eu estou vendo aqui”.

Lula também elogiou o gesto de solidariedade do MST de distribuir alimentos durante a pandemia.

 

(Foto: Ricardo Stuckert)

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //