Justiça

Nomeado por Lula, novo juiz do TRE-PB relembra recusa a cargo no passado e cita papel da Justiça na democracia


07/05/2025

O advogado paraibano Rodrigo Clemente de Brito Pereira foi nomeado por Lula como juiz titular do TRE-PB, conforme publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (7).

Anderson Costa

O advogado paraibano Rodrigo Clemente de Brito Pereira foi nomeado pelo presidente Lula para o cargo de juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. A decisão do chefe de estado foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (7) e confirma a escolha para a vaga que está vacante após o fim do mandato da advogada Maria Cristina Paiva Santiago.

Em entrevista concedida ao Portal WSCOM, Rodrigo nos falou sobre a missão assumida ao ser escolhido para a função, as expectativas e os desafios da Justiça Eleitoral na condução dos pleitos eleitorais. Escolhido em um processo de duas etapas, a primeira na qual os advogados submetem seus nomes para a escolha do Tribunal de Justiça da Paraíba, através da qual é composta uma lista tríplice e de uma segunda etapa em que estes nomes são submetidos ao chefe de Estado, que então define qual dos três desempenhará a função de juiz do Tribunal Regional Eleitoral.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Etapas

“Eu tive a felicidade e a honra de passar por essas duas etapas e ser o escolhido”, afirmou o advogado. Rodrigo, que ainda deverá ser empossado futuramente, também destacou a importância do papel de juiz da corte eleitoral ao atuar no colegiado dos TREs durante as eleições gerais (eleições para cargos estaduais e federais) e municipais.

Recordando-se também dos ciclos da vida e das relações que os fatos vão construindo entre si, Rodrigo recordou da experiência passada que vivenciou de ser aprovado para a função de analista do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, mas que na ocasião fez a opção por não assumir a função por questões familiares. Rodrigo temendo expor ao risco sua esposa que estava grávida de seu primogênito, assim como o feto, em virtude de uma epidemia de Zika vírus que assolava a Paraíba e o restante do Brasil, optou por não deixar a capital para tomar posse.

“Deus me premiou agora com a possibilidade de voltar a assistir à Justiça Eleitoral agora na condição de juiz da Corte Eleitoral, então espero corresponder bem a esse chamado, a esse desafio”, afirmou o novo juiz da Corte.

Defesa da Democracia

“A gente nunca pode perder de vista que vivemos num estado democrático e direito em que cada cidadão e cidadã tem direito ao voto e poder de escolha de seus representantes e o que devemos garantir é que esse poder seja exercido e respeitado”, afirmou Brito ao falar sobre o papel da Justiça Eleitoral para a sociedade brasileira.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.