Política

No Valentina, Cida assegura criação do Bolsa Atleta Municipal

BAIRRO DO VALETINA


12/09/2016



A candidata a prefeita de João Pessoa pela coligação Trabalho de Verdade, Cida Ramos (PSB), esteve com professores e atletas de kickboxing em evento realizado na tarde deste domingo (11), no Valentina. Na ocasião, a socialista assegurou a criação do Bolsa Atleta Municipal e o apoio a projetos que promovem a prática esportiva gratuita a jovens de vários bairros da Capital.

Atletas e educadores reclamam que hoje não contam com o suporte para a compra de material e que falta espaços para a prática esportiva. Muitos professores alegam que têm que bancar a estrutura com recursos próprios.

Cida destacou que vai criar condições para que os ginásios, praças e outros equipamentos públicos sejam ocupados pelos jovens. “Assim como a cultura, o esporte é um meio de agregar e criar identidade para a juventude. Por isso, vamos dar condições para os nossos atletas e valorizar os professores”, afirmou.

A socialista lamentou a atual situação de equipamentos que viabilizariam a prática de esportes na cidade, como é o caso do ginásio Hermes Taurino, no bairro de Mangabeira. Hoje o local está sucateado e sem condições de receber os atletas. “Nas eleições vemos dois projetos muito diferentes. Sou indicada por um projeto que já administrou João Pessoa e mudou a face da cidade, com a construção do ginásio Hermes Taurino, da Vila Olímpica do Valentina, 32 ginásios e possibilitou a prática esportiva em várias praças da cidade. Mas o que vemos hoje é a falta de apoio ao esporte profissional e amador”, disse.

Professores não têm estrutura para treinos

O professor Aleksandro Askiva, único brasileiro a disputar o Panamericano da competição, em 2015, ministra aulas de kickboxing voluntariamente no ginásio Odilon Ribeiro Coutinho há mais de 10 anos, mas desde 2013 vem sofrendo com a falta de apoio. A situação é a mesma para outros seis professores da modalidade que ministram aulas no Rangel, Mangabeira, Colinas do Sul, Paratibe e Valentina.

“A gente costumava ter o apoio quando Ricardo Coutinho era prefeito, mas desde 2013 não recebemos apoio para ter um lugar para treinar, nem para a compra de material. Várias atividades esportivas foram encerradas no Odilon Ribeiro Coutinho, mas só depois que pressionamos muito, conseguimos manter o kickboxing no local. É uma situação desconfortável”, lamentou.

O professor Tyago Pereira também criticou a falta de suporte para iniciativas que contribuem para o desenvolvimento dos jovens pessoenses. “Todos trabalhamos voluntariamente e isso é visto de forma precária. Temos que trabalhar e tirar do próprio bolso para manter as aulas. Cida mostrou que vai apoiar as artes marciais e ajudar a expandir essa modalidade para jovens de toda a cidade. O que queremos é mostrar dedicação, educação e disciplina através do esporte”, disse. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //