Economia & Negócios

No Rio, turista de número 6 milhões é recebida com festa no desembarque

Recorde


05/12/2013

 A manhã desta quinta-feira (5) foi de festa no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, no Rio. A Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) recebeu a turista número 6 milhões. O número é um recorde histórico e rompeu a marca dos 5 milhões de visitantes em que o país estava desde 2005. De acordo com o presidente da empresa, Flávio Dino, até 2017 este número deve chegar a 10 milhões.

"Esperamos chegar ao número de 10 milhões de turistas estrangeiros em 2020, mas com os grandes eventos, como a Copa do Mundo, a expectativa é chegar a esse número em 2017", declarou Dino.

Argentina é selecionada

A escolhida foi a argentina Nadia Panis, de 30 anos, que chegou no voo da TAM JJ8003 vindo de Buenos Aires. A advogada foi recepcionada com música, brigadeiros e ganhou um mapa do Rio, além de uma estadia – com direito a acompanhante – em Búzios, na Região dos Lagos.

Na chegada, Nadia disse que veio ao Brasil passar férias com as amigas e comemorar o aniversário de uma delas. De acordo com informações da Embratur, a passageira foi escolhida porque a Argentina é o país de onde vem a maior parte de turistas para Brasil. Além disso, Nadia foi uma das primeiras passageiras a comprar o bilhete para esse voo.

A festa no desembarque foi marcada por uma confusão: representantes da Embratur confundiram a passageira selecionada com outra visitante – amiga de Nadia chamada Nuria – e recepcionaram a pessoa errada. Ao descobrirem o engano, Nadia, a passageira escolhida, foi localizada e recebeu o prêmio.

"É a minha primeira vez aqui no Brasil. Estou surpresa com a recepção. Eu fui até a moça [promotora contratada pela Embratur que estava recepcionando os passageiros] para pedir um pacotinho [de brigadeiro, que estava sendo entregue aos passageiros] e quando ela pediu minha identiidade, viu que eu que era a Nadia certa", disse.

Além da festa para Nadia Panis, a Embratur preparou uma ação promocional com outros 40 passageiros do mesmo voo. Sensores foram colocados na bagagem dos turistas para fazer a supresa: quando eles passaram pelo portão de desembarque do Terminal 2 do aeroporto do Galeão, um letreiro acendeu mostrando a frase ‘Seja bem-vindo’ e o nome de cada turista.

Quem passou pelo terminal nesta quinta também pode conferir imagens de várias cidades do Brasil expostas em um telão. De acordo com a Embratur, os eventos no Rio, como a Jornada Mundial de Juventude e a Copa das Confederações, em julho, ajudaram a divulgar a imagem da cidade para o mundo.

"Nosso crescimento está acima da média mundial: no ano passado, crescemos 5%, enquanto a média foi de 3%. Há um crescimento constante acelerado, ainda mais pelos eventos. O impacto dos megaeventos é indiscutível", afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.