Política

No dia do lançamento de Veneziano, 36 dos 45 diretorianos do PT da Paraíba pedem discussão ampliada para definir rumo eleitoral


21/02/2022

Portal WSCOM

Diretorianos do Partido dos Trabalhadores da Paraíba divulgaram um documento intitulado “Nota Política sobre as eleições 2022 e o Palanque de Lula na Paraíba”. O texto foi assinado por 36 dos 45 membros do Diretório e defende a ampliação do debate envolvendo as instâncias partidárias e a militância. 36 membros assinam a nota e defendem palanque ampliado pró-Lula.

O documento é divulgado exatamente no dia de lançamento da candidatura ao Governo do Estado do senador Veneziano Vital, com apoio do presidente estadual, Jackson Macedo, e parte do diretório, mas com desaprovação de 72% das instâncias do PT.

Segundo a nota, “orientamos a convocação das instâncias deliberativas do PT estadual bem como a realização de uma plenária com toda a militância petista, para discutirmos as vias políticas para as eleições 2022 de forma democrática e transparente”.

Leia na íntegra:

‘Nota Política sobre as Eleições 2022 e o Palanque de Lula na Paraíba

 Nós que compomos uma base interna no PT da Paraíba por meio de diversas coordenadorias e secretarias setoriais do Partido, membros da Executiva Estadual, membros do Diretório Estadual com integrantes de movimentos sociais, educadores e educadoras, e inúmeros filiados e filiadas em diversos municípios do PT da Paraíba, reunidos neste domingo 20 de fevereiro 2022, vimos por meio desta Nota Política, nos posicionar diante dos companheiros e companheiras sobre a atual conjuntura política da Paraíba.

 Destacamos toda a dificuldade de contexto social no Brasil e a importância de lutar para a retirada desse desgoverno fascista que está posto no nosso país, exercendo uma política de morte, massacre e aprofundamento da crise social. Dessa forma apontamos urgência de garantir a construção de um amplo palanque para Lula na Paraíba, bem como fortalecer o PT e a esquerda por meio da ampliação das bancadas na Assembleia Legislativa o na Câmara dos Deputados priorizando o diálogo com os movimentos sociais e populares e suas pautas, como Mulheres, População Negra, LGBT, Juventude, Cultura entre outras.

 Sabemos que o PT é um partido de referência quanto ao exercício da democracia interna defendemos que os espaços de instância partidária sejam respeitados e que a direção priorize o debate interno sempre em consonância com os anseios do conjunto da ampla maioria dos filiados e filiadas do PT.

 Reconhecemos a Direção Nacional como referência para a construção do palanque de Lula na Paraíba e nos demais estados do país, e apelamos para que ocorra um diálogo amplo e constante com a direção regional e com a base partidária em nosso estado. O PT tem projeto nacional de sociedade popular e progressista, por isso afirmamos nossa disposição de garantir o êxito na construção das políticas públicas para o nosso estado, e que a instância regional do PT da Paraíba busque dialogar e estabelecer os entendimentos para garantir a união de forças que consolide a vitória do Presidente Lula e das forças progressistas no estado.

 Entendemos que a Federação Partidária, ora debatida nas instâncias nacionais e locais do PT e dos demais partidos (PSB, PV e PCdoB), muda os cenários de dinâmicas partidárias e nos remete a muitos desafios de caráter eleitoral, por isso queremos propor a convocação de um debate urgente onde analise à nova conjuntura que a Federação e seus desdobramentos nos impõem no Estado da Paraíba.

 Entendemos que as instâncias partidárias devem respeitar e saudar todas as lideranças e candidaturas apresentadas até o presente momento no Estado da Paraíba, que juntos querem mudar o Brasil, avançar em um projeto de reconstrução nacional e retomada da soberania popular, com Lula na Presidência da República. Contudo, discordamos com toda e qualquer decisão monocrática em relação a candidaturas que se proponham no cenário estadual e defendemos que haja o diálogo prévio com o conjunto de filiados e filiadas, respeitando a democracia interna. O debate e deliberação das pré-candidaturas e estratégias eleitorais adotadas pelo partido devem passar tanto pela análise do Grupo de Trabalho Eleitoral, quanto pela discussão nas instâncias partidárias, como a Executiva Estadual e o Diretório Regional. Desaprovamos a metodologia que vem sendo utilizada, por pessoas que representam a minoria dos integrantes das instâncias do PT, onde decidem sobre os rumos do partido de maneira unilateral, desconsiderando a dinâmica democrática interna e os anseios dos filiados e filiadas.

 Por isso nos dispomos a continuar dialogando com todos os atores políticos e partidos que demonstrarem interesse em garantir o palanque de Lula na Paraíba, concentrando os nossos esforços para fortalecer e ampliar a eleição de Lula presidente em 2022 na Paraíba. Orientamos a convocação das instâncias deliberativas do PT estadual bem como a realização de uma plenária com toda a militância petista, para discutirmos as vias políticas para as eleições 2022 de forma democrática e transparente.

 João Pessoa, 20 de fevereiro de 2022.

 Assinam essa nota política:

1. Arimatéia de França – Secretário Geral do PT/PB.
2. Amanda Monte – SORG JPT / Coletivo estadual de mulheres/JCNB.
3. Ademir Diniz – Coordenador do Setorial CT & TIC do PT/PB.
4. Aluska Queiroz – Integrante do Setorial LGBT do PT/PB.
5. Ana da Silva Carlos – Vice-Presidenta do PT de Itapororoca –
Suplente do Coletivo Estadual de Mulheres do PT/PB.
6. André Mendes Brasil – Filiado.
7. Dayanne de Freitas Duarte – Secretária Adjunta da JPT/JP.
8. Dayenne Barbosa de Freitas – Juventude Construindo Um Novo
Brasil.
9. Driziane Costa da Silva – Juventude Construindo Um Novo Brasil.
10. Edvaldo Miguel Alves – Dirigente estadual, coordenador
Setorial de Educação e Secretário de Finanças e Planejamento
DM/Sapé.
11. Edmilson da Silva Pequeno – Presidente DM/Sapé.
12. Eliete Alves da Silva – Professora e Filiada.
13. Emanoel Vítor Morais – Juventude Construindo Um Novo
Brasil.
14. Flávia Alcântara – Secretária de Mulheres da JPT/JP.
15. Felipe Santos – CNB/Secretário LGBT do PT/PB.
16. Igor Bento – Juventude Construindo Um Novo Brasil.
17. Jennifer de Freitas – Juventude Construindo Um Novo Brasil
18. José Ricardo Silva – Juventude Construindo Um Novo Brasil
19. Keyla Cordeiro – Integrante do Setorial LGBT do PT/PB.
20. Lucas Berto de Santana – Juventude Construindo Um Novo
Brasil.
21. Lucas Grangeiro Soares – Juventude Construindo Um Novo
Brasil.
22. Ênio Miller Costa Silva – Coordenador político de
agrupamento interno do PT/PB.
23. Lúcio André Figueiredo – Integrante do Coletivo Estadual de
Cultura do PT/PB.
24. Maria Heloísa Marinho – Sec. Mov. Populares – Executiva PT
Paraíba, Juventude Construindo Um Novo Brasil.
25. Maria de Lourdes Pordeus – Integrante do PT de Campina
Grande.
26. Maria do Socorro Pimentel – Secretária de Combate ao
Racismo PT/PB.
27. Maria Goretti da Silva – Suplente Diretório Estadual do PT/PB.
28. Mariah Marques – Membro do Coletivo Estadual de Mulheres
do PT/PB.
29. Mirella Karla Costa Silva – Executiva Municipal do PT de
Guarabira.
30. Pedro Marcos Mathias – Secretário Estadual da JPT/PB.
31. Priscila Kelly Silva – Secretária de Mulheres do PT/PB.
32. Rosa Maria Dias – Secretária de interiorização da JPT/PB –
Integrante do Diretório Municipal de Remígio.
33. Ricardo Pordeus – Integrante do PT de Campina Grande.
34. Tiago Bastos – Coletivo Estadual CT & TIC e Economia
Solidária do PT/PB.
35. Wilma Martins Mendonça – Integrante do PT/JP e professora
da UFPB.
36. Wilson Aragão – Secretário de Formação da Comissão
Provisória do PT/JP’


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.