menu

Saúde

25/10/2019


No dia do Cirurgião-Dentista, saiba a importância desse profissional

No país, há cerca de 578.306 mil, segundo Conselho Federal de Odontologia

Foto: Pixabay

Comemorado nesta sexta, 25, em todo o país, o Dia do Dentista amplia o debate sobre importância do profissional no tratamento e prevenção de várias doenças bucais que acometem a população. A data foi estabelecida via Decreto de Lei nº 9.311 de 1884, que além de regulamentar também criou  os primeiros cursos de Odontologia no Brasil. 

Atualmente, existem cerca de 578.306 mil especialistas e entidades do setor ativas, segundo o Conselho Federal de Odontologia. A área de atuação desses profissionais é ampla e diversas especializações podem ser feitas. Dentistas registrados no Conselho Regional de Odontologia (CRO) podem tratar pacientes e são autorizados a realizar cirurgias e diversos procedimentos

Com auxílio desses profissionais, é possível identificar e prevenir patologias, assim como aprender a cuidar de forma correta da higiene bucal. “O trabalho do dentista traz vários benefícios. Nós auxiliamos na manutenção da função mastigatória e da saúde bucal geral, que gera repercussões na saúde como todo e também na autoestima, que influencia diretamente na vida social, no trabalho”, explica a cirurgiã-dentista Aline Silva dos Santos.

 

Raio-X da Profissão

A graduação em Odontologia tem duração média de cinco anos. Ao longo do curso, o estudante se dedica ao estudo da boca, ossos da face, mandíbula e maxilar e participa de muitas atividades práticas em laboratório, o que complementa as aulas teóricas. Com o campo de trabalho amplo, o cirurgião-dentista precisa acompanhar o crescimento do mercado, investindo em novas especializações e equipamentos, conhecendo as tecnologias que facilitam o seu trabalho. Em média, um cirurgião-dentista tem remuneração entre R$2.414,06 a 4.079,76, segundo o Sistema Nacional de Empregos (SINE). 

 

Bolsa de estudos pelo Educa Mais Brasil

Se você quer ser um cirurgião-dentista ou pretende se especializar em alguma área da Odontologia, o Educa Mais 2020 pode te ajudar. O maior programa educacional do país e oferece bolsas de estudo de até 70% de desconto em diversos cursos de graduação, pós-graduação e especializações. Acesse o site do programa e saiba mais. As inscrições são gratuitas.