menu

Paraíba

17/10/2019


Nilda Gondim se reúne com secretário da Saúde e defende apoio financeiro ao São Vicente de Paulo

Em reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (16) na sede da Secretaria de Estado da Saúde, em João Pessoa/PB, a suplente de senadora Nilda Gondim fez um apelo ao secretário Geraldo Medeiros para que intermedie, junto ao Governo do Estado, apoio financeiro mensal, mediante convênio, ao Hospital São Vicente de Paulo. Ela explicou que o São Vicente é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que há 105 anos presta serviço especializado de saúde à população carente da Paraíba e que se destaca (no Sistema Único de Saúde – SUS) como referência em atendimento de alta complexidade em Neurologia, Hemodiálise, Oncologia (clínica e cirúrgica) e Cirurgia Vascular e Endovascular.

“Apesar das dificuldades enfrentadas todos os dias com as demandas provenientes de todo o Estado, diariamente o Hospital São Vicente de Paulo disponibiliza procedimentos eletivos e de urgência/emergência em clínica médica e clínica cirúrgica, e seus números anuais chegam a mais de 200 mil atendimentos, 96% dos quais prestados através do SUS”, informou Nilda Gondim ao secretário Geraldo Medeiros.

Ela acrescentou que, com 151 leitos e cerca de 500 funcionários de várias especialidades à disposição da população carente da Paraíba, o São Vicente de Paulo oferece anualmente uma média de 09 (nove) mil internações, 16 mil atendimentos de urgência e mais de 500 procedimentos de alta complexidade, com um custo operacional de R$ 31.400.000,00 por ano.

Na área de Oncologia, conforme Nilda Gondim, o São Vicente de Paulo realiza por ano mais de 6.800 procedimentos de quimioterapia, 138 mil atendimentos ambulatoriais e 1.200 cirurgias oncológicas. Na área de Hemodiálise, são realizadas 42 mil sessões por ano, com 216 pacientes beneficiados por dia, em seis turnos diários. Já na área de Hemodinâmica, o São Vicente realiza 768 procedimentos anuais (cirurgias endovasculares).

“Ressalte-se que, em todas as áreas, o São Vicente de Paulo tem capacidade física para dobrar os números de atendimento se houver o necessário incremento do teto financeiro, daí a importância do pleito que ora apresentamos, cujos recursos serão importantes para ajudar na manutenção, nas obras de ampliação e na aquisição de novos equipamentos destinados a aperfeiçoar ainda mais o atendimento de saúde prestado ao povo paraibano”, observou a suplente de senadora.

E acrescentou: “Como instituição de saúde dedicada especialmente às camadas mais carentes da nossa sociedade, o São Vicente de Paulo necessita de apoio financeiro para poder investir na modernização do parque tecnológico e, com isso, viabilizar a ampliação e melhoria contínua do diagnóstico aos pacientes do SUS; para investir na ampliação do bloco cirúrgico, elevando a capacidade de atendimento à demanda diária de cirurgias; para adquirir novos equipamentos, como, por exemplo, tomógrafo e máquina de hemodinâmica, e para acelerar os projetos (já em andamento) de acessibilidade; de reforma do Setor de Emergência, da Central de Material e Esterilização (CME) e da Lavanderia, assim como de ampliação do Setor de Oncologia e de aquisição de equipamentos portáteis de ultrassom”.

Ao final da reunião com o secretário de Estado da Saúde, Nilda Gondim agradeceu a sensibilidade de Geraldo Medeiros ao seu apelo e disse confiar nos melhores propósitos do Governo do Estado em contribuir com a maior oferta de serviços especializados de saúde à população paraibana.