Automobilismo

Nico fura pneu de Hamilton na 1ª volta em Spa, e Ricciardo vence mais uma

Bélgica


24/08/2014

Não se pode dar bobeira para Daniel Ricciardo. Largando da quinta posição no GP da Bélgica, válido pela 12ª etapa da temporada 2014, o australiano da RBR deixou Fernando Alonso (Ferrari) e Sebastian Vettel (RBR) para trás e se aproveitou da confusão entre os pilotos da Mercedes, Nico Rosberg e Lewis Hamilton, na primeira volta para assumir a ponta após a primeira rodada de pit stops e seguir em frente para sua terceira vitória no ano. Rosberg e Valtteri Bottas (Williams) completaram o pódio. Felipe Massa terminou em 13º.

Se a rivalidade entre os pilotos da Mercedes já estava à flor da pele antes da corrida, depois deste domingo tem tudo para ficar ainda mais exacerbada. Partindo da segunda posição, Hamilton ultrapassou Rosberg na largada, mas ao tentar dar o troco, o alemão tocou com o bico no companheiro. Nico perdeu parte da asa dianteira, mas quem teve azar mesmo foi o britânico, que furou o pneu traseiro esquerdo e precisou dar quase uma volta completa no longo circuito de Spa-Francorchamps para chegar para os boxes, caindo para a última posição. Sem conseguir reagir, o inglês decidiu abandonar a prova a quatro voltas do fim, quando estava em 16º. Rosberg precisou trocar o bico, mas conseguiu se recuperar e ainda chegou em segundo, a 3s de Ricciardo.

Companheiro de Felipe Massa na Williams e uma das revelações do campeonato, Valtteri Bottas teve mais uma bela atuação. Começando em sexto, o jovem finlandês chegou em terceiro e conquistou seu quarto pódio na temporada. Já o brasileiro, que largou em nono, mais uma vez não teve sorte. Detritos do pneu de Hamilton prenderam embaixo do assoalho de seu carro e o impediram de imprimir um ritmo forte, o fazendo perder posições. A equipe só descobriu e resolveu o problema durante o segundo pit stop. Depois disso, o brasileiro foi capaz de dar voltas muito mais rápidas, mas não o suficiente para alcançar a zona de pontuação, terminando em 13º.

A corrida

Como havia dito no sábado, Hamilton provou que largar no segundo lugar do grid em Spa é interessante. O britânico foi para cima de Rosberg e assumiu a ponta. Vettel se aproveitou e pulou para segundo. O tetracampeão ainda tentou dar o bote em cima de Hamilton, mas passou direto na Les Combes teve que devolver a posição, perdendo também o segundo lugar para Nico. Massa, que começou em nono, não ganhou nem perdeu posições.

Em segundo, Rosberg partiu para cima de Hamilton. O alemão tentou passar o companheiro por fora na Rivage, mas acabou tocando com a asa dianteira no pneu traseiro esquerdo do inglês. Nico perdeu parte do bico, mas que teve mais prejuízo foi Hamilton. Dando continuidade à maré de azar, o britânico teve o pneu furado e precisou dar quase uma volta completa no longo circuito de Spa para seguir para os boxes e trocar os compostos, caindo para a última posição. Enquanto isso, Rosberg assumiu a liderança.

Mais atrás, Ricciardo ultrapassou Alonso e assumiu a terceira posição. Poucas voltas depois, beneficiou-se de um erro de Vettel e subiu para segundo. Sem conseguir imprimir um bom ritmo, Massa perdia posições, caindo para 11º. Enquanto isso, o alemão André Lotterer abandonava seu primeiro GP na F-1, em razão de um apagão no motor de sua Caterham. Pastor Maldonado, da Lotus, era outro a deixar a corrida.

Na oitava volta, a Mercedes antecipou o primeiro pit stop de Rosberg para trocar a asa dianteira do carro. O líder do campeonato colocou um novo pneu de jogos macios e voltou na décima posição. Ricciardo assumiu a liderança, seguido de Vettel, Bottas e Alonso. A dupla da RBR foi para os boxes deixando o finlandês na ponta, seguido pelo espanhol. Mas o piloto da Ferrari foi informado que precisaria pagar um stop and go em razão de os mecânicos terem ficado mexendo o seu carro com menos de 15 segundos para a volta de apresentação – punição que poderia ser cumprida durante a parada.

Após a primeira rodada de pit stops, Ricciardo era o primeiro colocado, seguido por Raikkonen, Vettel, Rosberg e Bottas, com 15 das 44 voltas completadas. Alonso era o sétimo, atrás de Magnussen. Detritos do pneu furado de Hamilton prenderam no assoalho do carro de Massa. Sem conseguir imprimir um bom ritmo por isso, o brasileiro perdeu posições e caiu para 14º. Já Hamilton se encontrava em 16º.

Na tentativa de se livrar de Vettel, Rosberg deu uma freada forte na Bus Stop e fritou pneu, precisando recuar. Na 18ª volta, Hamilton fez seu segundo pit stop, trocando os compostos médios pelos macios. Lá na frente, Ricciardo aproveitava para abrir vantagem. Em 20 voltas, o australiano já abria 6s de vantagem sobre o segundo colocado Raikkonen.

Por ter feito o segundo pit stop mais cedo que os demais, Rosberg conseguiu ganhar as posições de Raikkonen, Vettel, que retornaram em quarto e quinto respectivamente. Na frente dele estavam apenas Ricciardo e Bottas, ambos com apenas uma parada. No segundo pit stop de Massa, a Williams conseguiu retirar os detritos presos no assoalho do carro. De volta à pista na 14ª posição, o brasileiro conseguiu passar a virar no tempo dos líderes, sendo o mais veloz da pista no momento. Com dificuldades em escalar o pelotão, Hamilton se mantinha em 16º.
Ricciardo fez a segunda parada mas voltou três segundos à frente de Rosberg, que assumira a segunda colocação após o pit stop de Bottas. O terceiro colocado nesse momento era Raikkonen, e o quarto, Vettel. O finlandês ficou pouco tempo em quinto. Partiu para cima do tetracampeão da RBR e assumiu o quarto lugar com uma bela manobra por fora na Les Combes.

A dez voltas do fim, Rosberg e Vettel pararam nos boxes pela terceira vez. O alemão da Mercedes voltou em quarto, imediatamente atrás de Bottas, enquanto o compatriota da RBR retornou em oitavo. Enquanto isso, Ricciardo seguia firme na liderança, com 21s de diferença para Raikkonen. Massa era 11º e Hamilton, o 16º.

Com pneus novos, Nico conseguiu se livrar rapidamente de Bottas e Kimi, subindo para segundo. O líder do campeonato tinha oito voltas para tirar 20 segundos de desvantagem para o australiano da RBR. Em 16º, fora da zona de pontuação e sem conseguir reagir, Hamilton decidiu abandonar a corrida na 40ª volta para poupar equipamento.



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