Notícias
Neto de Thiago Formiga vai estudar em Havard e filho conclui Doutorado em Coimbr
EDUCAÇÃO
30/05/2014

O médico psiquiatra Thiago Formiga confirmou embarque na próxima semana para Palmas, Tocantins, onde vai participar com sua esposa, Socorro, e demais familiares da formatura de Médico do neto Caio Formiga, este recentemente aprovado para cursar pós-graduação em Havard University. Ainda este ano, o filho mais velho do renomado professor, Armando Formiga, conclui o Doutorado na Universidade de Coimbra.
Caio, recém formado em Medicina, é natural de João Pessoa e é filho dos advogados Mycheline e Armando Formiga, atualmente residindo em Palmas, mas ambos são nascidos da Capital paraibana, assim como o multimidia Thiago Formiga Jr.
– Para quem acompanha os avanços da sociedade e seus problemas correlatos, sobretudo na relação com as novas gerações, certamente que registrará como fator importante a constatação de que seus filhos e netos têm crescido na formação universitária – sintetizou o médico.
NOVO LIVRO – ASPECTOS DA CODIFICAÇÃO CIVIL NO SÉCULO XIX – HISTÓRIA DO DIREITO E DO PENSAMENTO JURÍDICO. Armando Soares de Castro Formiga, 104 páginas. Juruá Editora. Trata-se de “grande fonte inspiradora da vocação codificante que vinca o século XIX, o Code Civil (1804) alcançou o sucesso e conquistou a simpatia dentro e fora das fronteiras francesas".
O fenômeno da codificação representou um estágio da evolução do Direito. Da "fluidez inicial" partiu em busca de "formas definidas e sólidas", por onde se traduziram "a plenitude da consciência jurídica e a melhor disciplina dos interesses", como bem descreveu Clóvis Beviláqua. Para compreender essa dinâmica, Armando Soares de Castro Formiga avança no pensamento de Vicente José Ferreira Cardozo da Costa (1765-1834), Augusto Teixeira de Freitas (1817-1883) e Antônio Coelho Rodrigues (1846-1912). Em momentos diversos, quer no Brasil, quer em Portugal, os três vislumbraram um Código Civil. Naquela via crucis, cada um deles percorreu, ao seu tempo, as diversas estações que caracterizaram a codificação no início, meio e final do Século XIX”.
QUEM É – Armando Soares de Castro Formiga é Doutorando em Ciências Jurídico-Históricas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Naquela Instituição centenária obteve, anteriormente, o grau de Mestre, apresentando uma dissertação que lhe renderia o Prêmio Doutor Guilherme Braga da Cruz. Tem ainda Especialização em Direitos Humanos pelo Ius Gentium Conimbrigae. Na função pública, integra o quadro da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins como Consultor Legislativo. Desde 2006, leciona na graduação (História do Direito e Direito Internacional) e Pós-graduação da Católica do Tocantins. Escreveu os livros: Primeiros Estudos em Coimbra (2003) e Periodismo Jurídico no Brasil do Século XIX – História do Direito em Jornais e Revistas (2010), este último editado pela Juruá.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.