Política

Na volta aos trabalhos, deputado defende o fim do voto secreto na Assembleia

Transparência


16/07/2013



 

O deputado Jutay Menezes (PRB) defendeu a votação aberta na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na manhã desta terça-feira (16), durante a reabertura dos trabalhos do Poder Legislativo. O parlamentar prometeu apresentar, nos próximos dias, um projeto que pede o fim do voto secreto na Casa de Epitácio Pessoa. Se aprovado, a medida deve mexer no regimento interno da ALPB.

 

“Eu tenho a liberdade, tenho o meu pensamento e é a minha consciência que me faz ditar no que eu devo votar ou não. Então, eu acho que os demais parlamentares tanto da base, como os de oposição em algumas matérias devem também mostrar o seu voto. Alguns votos já são abertos, então vamos votar a derrubada do veto, saber quem está votando favorável ou contra”, disse o deputado.

Apesar de alguns votos já serem abertos, atualmente as matérias referentes às contas de governador do Estado, cassação e vetos são votadas de forma secreta.

Jutay Menezes ainda defendeu o fim do corporativismo na ALPB. Segundo ele, as matérias envolvendo o pedido de cassação de deputados também devem ser apreciadas de forma aberta.

“Tem que se quebrar isso. Não é porque é colega de trabalho que tem que votar a seu favor. Os deputados têm a oportunidade de se defender. Tem que quebrar esse corporativismo”, disse. Para ser aprovado, o projeto terá que contar com a assinatura de 22 deputados estaduais.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.