Política

Na Paraíba, Wellington Dias fala em combate à fome e apoiar o empreendedorismo junto a municípios


01/06/2023

Redação/Portal WSCOM



O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, disse que pretender debater com os gestores presentes no encontro da Frente Nacional de Prefeitos, nesta quinta-feira (1º), em João Pessoa, soluções para combater a fome e apoiar o empreendedorismo junto aos municípios. Segundo o chefe da pasta, há condições de destinar recursos de federais para qualificar e subsidiar brasileiros que integram o Cadastro Único.

“Nós temos as condições de apoiar na perspectiva de garantir recursos para qualificação. Estamos integrando recursos do MDS com o Sistema S, com Ministério do Trabalho, mas também com o Ministério da Educação integrado com o Fundeb, junto com os municípios e estados, na fase seguinte, e o mais importante, a experiência do setor privado. Aqui nós vamos também trabalhar um fundo garantidor que já está sendo estruturado com fundos de desenvolvimento regional e outros fundos voltados para ter um crédito adequado, com juros compatíveis para apoiar a parte humana, rural, e o empreender também, para com isso gerar mais emprego”, destacou o ministro.

Dias ressaltou que o perfil da pobreza no país e das pessoas que estão inscritas em programa sociais do governo é muito diferente daquelas que foram beneficiadas pelo ‘Fome Zero’ nas outras gestões de Lula. O ministro destacou que hoje a população tem acesso a educação, muitas tem qualificação mas falta apoio e oportunidade por parte das iniciativas pública e privada.

“Há pessoas no cadastro único diferentes daqueles mais pobres lá do início do século, quando foi lançado o ‘Fome Zero’, também pelo presidente Lula. Ali tinha uma pobreza que tinha muito mais a ver com o baixo grau de instrução, pouca experiência, e hoje não, nós estamos falando, no pós-pandemia, de pessoas que já passaram pela universidade, ou estão na universidade, tem ensino técnico, ensino médio, e muita gente que é empreendedora e que só uma mão, um apoio. A ideia é que a gente possa olhar para o Cadastro Único, qualificar, apoiar, garantindo uma rede não só de qualificação no modelo Pronatec, ou com o setor privado junto inclusive, mas também na linha de apoiar o empreendedorismo com fundo garantidor de linha de crédito compatível, prazos adequados, estruturadores de projetos com assistência técnica adequada, e com isso tirar gente da pobreza e garantir que as pessoas tenham oportunidade”, declarou.

O ministro ainda falou sobre a importância da troca de experiências entre os gestores que está sendo proporcionada pelo encontro da FNP. “Estamos aqui em nome do presidente Lula para trabalhar juntos pela Paraíba, pelas capitais brasileiras, pelas maiores cidades. E estamos aqui hoje com a Frente Nacional de Prefeitos, que tem como anfitrião o experiente prefeito Cícero Lucena, com o objetivo na área social de trabalharmos dois grandes desafios claros, que é cuidar de quem passa fome, dentro do programa ‘Brasil Sem Fome’, integrando esforços nos municípios e nos Estados com o governo federal, com o setor privado, e com quem queira ajudar. Há um desafio novo que é também sermos proativos, integrando experiências de vários municípios”.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //