Brasil
Na Paraíba, Lewandowski diz que teve fala sobre prisões ‘deturpada’ e elogia atuação das polícias
21/03/2025

Da Redação / Portal WSCOM
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta sexta-feira (21), durante um evento na Paraíba, que suas recentes declarações sobre prisões no Brasil foram retiradas de contexto. A tentativa de esclarecimento ocorre após forte repercussão negativa entre delegados e policiais, que criticaram sua fala anterior de que as polícias “prendem mal” e que o “Judiciário é obrigado a soltar”.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Diante das críticas, Lewandowski buscou reforçar a importância do trabalho policial e explicou que sua fala não tinha a intenção de desqualificar as forças de segurança. “Quero ressaltar agora, publicamente, que nós temos uma polícia brasileira altamente eficiente, preparada. Minha expressão foi pinçada fora do contexto. As polícias têm que ser melhor remuneradas, melhor equipadas, melhor informadas para que não haja esse fenômeno. Do Judiciário, eventualmente, ter que corrigir erros de prisões que não foram feitas de acordo com a lei”, disse o ministro.
A declaração inicial do ministro gerou reações imediatas de entidades ligadas à Segurança Pública, que interpretaram suas palavras como uma crítica direta à atuação policial. A discussão reflete um embate recorrente entre o Judiciário e as forças de segurança sobre a legalidade e a efetividade das prisões realizadas no país.
Lewandowski fez essas declarações durante a inauguração da primeira Sala Lilás do programa “Antes que Aconteça”, que busca ampliar o atendimento a mulheres vítimas de violência no Brasil. O projeto pretende instalar unidades especializadas em todos os estados para oferecer acolhimento e apoio às vítimas.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.