Política

Na Assembleia, Ricardo ressalta medidas contra crise combate ao Aedes

Abertura na ALPB


02/02/2016

Durante o discurso da abertura das atividades de 2016 na Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta terça-feira (2), o governador Ricardo Coutinho destacou a superação da crise e as ações contra o o mosquito Aedes Aegypti como temas prioritários para o ano, tanto no cenário nacional, quanto na Paraíba.

Ricardo ressaltou as medidas tomadas a frente do Governo do estado para conter gastos e manter o nível de investimento no estado.

Ele ainda destacou as medidas adotadas no controle do mosquito Aedes Aegypti, a exemplo do aplicativo para celulares, desenvolvidos pela Codata, que estimula a participação da população no combate ao mosquito.

O presidente da ALPB ,Adriano Galdino, também salientou a crise vivida no Brasil e na Paraíba. “ A Paraíba não é uma ilha, não é isolada do país e do mundo. Os efeitos da crise chegaram, e o momento é fazer a sua parte para que sejam diminuídos”.

Em seu pronunciamento, Ricardo Coutinho ressaltou a importância da cooperação entre os poderes em favor da Paraíba e da melhoria da qualidade de vida do povo, “respeitadas, naturalmente, suas autonomias constitucionais e as legítimas e necessárias diferenças políticas de seus integrantes”. E observou: “Nunca se fez tão necessária uma conexão franca, transparente e amadurecida entre os entes constituintes deste Estado. E deste país”.

O governador destacou também a situação de crise que o país vem enfrentando, lembrando que a Paraíba deixou de receber nos últimos cinco anos cerca de R$ 791 milhões nos repasses do Fundo de Participação dos Estados e que em 2015 o pagamento da dívida pública cresceu 27%. Mas enfatizou que, mesmo com as quedas profundas na receita, o Estado conseguiu manter os pagamentos do funcionalismo em dia.

“Somos o único Estado que desde janeiro de 2011, paga sua folha de pessoal dentro do mês trabalhado. Temos nos esforçado para fazer nossa parte. Tanto que podemos dizer hoje aqui com satisfação que em 2015, apesar das quedas de receitas, pagamos em obras que estão em curso na Paraíba mais de 640 milhões de reais”, declarou.

Ainda no discurso, o governador citou algumas obras que foram entregues em 2015, como a Vila Olímpica, em João Pessoa, a conclusão do Cento de Convenções com a entrega do Teatro Pedra do Reino, a Escola Técnica Estadual em Mangabeira, o conjunto Cidade Madura de Campina Grande, a Estrada do Amor, em Cajazeiras, e o Binário do Jatobá, em Patos.

A área da saúde mereceu um destaque especial no pronunciamento. “Durante os anos em que estamos conduzindo este governo, entre construção de hospitais, de Unidades de Pronto Atendimento, entrega de ambulâncias, modernização de unidades hospitalares, entre outras, investimos a mais cerca de 187 milhões de reais em saúde, afora as verbas para custeio e manutenção dos serviços prestados em todo o Estado”, informou. Ele ainda pediu a colaboração de todos no combate ao Aedes aegypti e afirmou que o Governo está trabalhando para eliminar esse mosquito causador de tantas doenças. “O foco tem sido não deixar nascer o mosquito Aedes. Precisamos nos unir contra isso também”, conclamou.

Medidas na área de educação e segurança também foram citadas pelo governador, que encerrou seu discurso falando sobre o desenvolvimento do Estado. “Estamos adotando as medidas que consideramos necessárias para consolidação de um projeto que está fazendo da Paraíba um estado de futuro e em permanente avanço. Que Deus abençoe o retorno dos trabalhos dessa Casa, tão importante para o desenvolvimento e crescimento do nosso Estado”, concluiu.

O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, ao abrir a solenidade, afirmou que o trabalho da AL será feito com o objetivo de trazer benefícios à população. “Com a benção de Deus hoje damos início a mais um ano de trabalho. É hora de arregaçar as mangas em busca de melhorias para os paraibanos. Os projetos que focam a qualidade de vida do povo serão prioridade na Assembleia”, disse.

Galdino ainda enfatizou que no ano passado, a AL alcançou a marca de 645 projetos de leis produzidos pelos deputados estaduais, o que representa quase o triplo dos projetos de 2014, quando 218 projetos de lei ordinária tramitaram na casa. “2015 não foi nada fácil, devido à crise política e econômica, por isso a Paraíba sofreu na carne a queda dos repasses federais. Mas alcançamos a marca histórica na produção e aprovação de matérias na AL e que este ano seja ainda mais produtivo. Foi também necessário coragem do Governo para que o Estado continuasse avançando e entregando obras. Precisamos estar unidos para superar todas as dificuldades. A união nos fará forte”, frisou.

Participaram da solenidade alguns secretários de Estado, a exemplo do secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, o secretário de Finanças, Planejamento e Gestão, Tárcio Pessoa, a secretária da Saúde, Roberta Abath, e a secretária de Desenvolvimento Humano, Cida Ramos. O arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, também participou da sessão.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //