Economia & Negócios

Na 4ª edição do Dia do Consumidor, comércio eletrônico aposta em descontos

DIA DO CONSUMIDOR


15/03/2017

O comércio eletrônico faz nesta quarta-feira (15) diversas promoções para comemorar o Dia do Consumidor Brasil. Promovida pelo site de comparação de preços Buscapé, a campanha está no quarto ano consecutivo e prevê a participação de mais de 5 mil lojas virtuais.

A Ebit, empresa de informações sobre o comércio eletrônico brasileiro, estima faturamento de R$ 265 milhões, alta de 18% em comparação à mesma data de 2016, quando foram R$ 224 milhões. O aumento deverá ser impulsionado pela alta do tíquete médio, de R$ 398 para R$ 470, já que o número de pedidos permanecerá praticamente estável, em 563,8 mil, ante os 562,7 mil do período anterior, prevê a empresa. A expectativa é de que os descontos cheguem a 50%.

O Dia do Consumidor Brasil foi instituído em 2014 pelo Buscapé Company para impulsionar as vendas do comércio eletrônico no primeiro semestre e, assim, incluir mais uma data sazonal no calendário nacional do varejo.

O Dia do Consumidor em nível mundial, data reconhecida pela ONU, é comemorado no dia 15 de março e foi criado para lembrar os direitos de quem compra.

A campanha oficial no Brasil acontece nesta quarta, nas 24 horas do dia. Mas algumas lojas se anteciparam nas ofertas ou podem até optar por estender os descontos.

"Em pouco tempo a data transformou-se em uma das mais importantes para o varejo eletrônico brasileiro. Em faturamento diário, a data só perde para a Black Friday", diz Pedro Guasti, CEO da Ebit.

Dados da Ebit apontam que 38% do público já conhece a data e mais de 30% dos consumidores pretendem comprar na edição de 2017. "A intenção de compra passou de 24% para 33% na comparação entre 2016 e 2017. Trata-se de um expressivo aumento de nove pontos percentuais, impulsionados pela consolidação da data e dos sinais de melhora no cenário econômico", diz Guasti.

Entre as categorias mais desejadas pelo consumidor estão eletrônicos, eletrodomésticos, informática, telefonia e celulares e cosmésticos/perfumaria/cuidados pessoais. "O consumidor espera encontrar preços convidativos nos produtos de maior valor agregado, por isso a Ebit estima esse aumento no valor do tíquete médio", disse.

O crescimento de datas como o Dia do Consumidor Brasil deverá ser um dos principais fatores a impulsionar o crescimento do e-commerce em 2017. A Ebit aponta crescimento de 12% para o setor no ano, com faturamento de R$ 49,7 bilhões.

Na edição de 2016, por exemplo, o faturamento na data foi 100% superior à média de um dia normal, segundo o Buscapé. "Individualmente, o Dia do Consumidor Brasil só perde para a Black Friday", explica Fábio Sakae, CPO do Buscapé. No ano passado, o e-commerce faturou R$ 1,9 bilhão na Black Friday 2016, alta de 17% na comparação com 2015, quando o faturamento foi de R$ 1,5 bilhão, segundo a E-bit.

"No ano passado, o país vivia o auge da crise econômica e política e mesmo assim os resultados foram muito positivos. Neste ano o cenário é melhor. Algumas boas notícias, como a liberação das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), ajudam a melhorar a confiança do consumidor e aquecer a economia", diz.

Veja dicas da E-bit para comprar com segurança em lojas virtuais:
Procure comprar em lojas previamente conhecidas ou aquelas indicadas por amigos e parentes.

Pesquise sobre a idoneidade da loja em órgãos de defesa do consumidor e em sites de avaliação e comparação de preços nos quais outros usuários analisam os serviços das lojas e fazem seus comentários sobre a empresa.

Faça contato telefônico com a loja e verifique se ela tem endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site www.receita.fazenda.gov.br. Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.

Prefira empresas que aceitem plataformas de pagamento garantido via internet e procure não fazer pagamentos em boletos ou depósitos bancários.

Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados dados pessoais. Geralmente essas páginas são iniciadas por https:// e têm o cadeado ativado. Clique nele e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação.

Salve ou imprima todos os passos da compra, inclusive e-mails de confirmação.
 



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