Entretenimento

Músicas de Almodovar e musicista Marta Sanchis abrem palestras no CineSesc 2017

2017


09/08/2017

O que querem dizer as músicas nos filmes de Almodóvar? Esse é o tema da palestra ministrada por Marta Sanchis que abre a programação de palestras do CineSesc 2017, que acontece no auditório do Sesc Centro, no dia 21 às 19h. As inscrições já estão abertas.

A palestra é um exercício reflexivo sobre o papel das músicas nos filmes do cineasta Pedro Almodóvar. Uma explanação sobre a descrição do processo de idealização, elaboração e realização do espetáculo “Tudo sobre Almodóvar, na pele de Marta.”

A ministrante Marta Sanchis é graduada em Música com habilitação em piano pelo Conservatório Superior de Música de Castellón-Espanha, mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Paraíba- Brasil e tem habilitação em canto pelo Curso Sequencial em Música Popular da UFPB (2016). Após a conclusão de mestrado, continuou aprofundando na investigação de música na cultura popular, além de ter atuado como vocalista e gravado com os músicos Seu Pereira, Totonho e Milton Dornellas, entre outros.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
PALESTRAS
>>21/08 | 19h | auditório do Sesc Centro
O QUE QUEREM DIZER AS MÚSICAS DE ALMODÓVAR?

>>22/08 | 19h | auditório do Sesc Centro
A SOMBRA DO CINEMA NOIR – SIGNIFICAÇÕES IMAGINÁRIAS
com Bertrand Lira, professor da UFPB e diretor de Cinema
A discussão passa pelo estilo visual e os elementos que caracterizam o gênero noir; tendência na obra de alguns diretores estadunidenses entre os anos 40 e 50 que tem forte aproximação com o Expressionismo alemão.

>>23/08 | 19h | auditório do Sesc Centro
COMO SURGE UMA BOA IDEIA: PRODUÇÃO AUDIOVISUAL ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS
com Mercicleide Ramos, cineasta e mestranda em Comunicação pela UFPB

Nem sempre as ideias surgem no formato ideal para o audiovisual. É preciso alinhar a intenção às ferramentas. Mas, como desenvolvê-las de modo inteligente e assertivo? O que qualifica o trabalho na produção?

>24/08 | 19h | auditório do Sesc Centro
O PRIMEIRO LONGA DE FICÇÃO DO CINEMA PARAIBANO
com Renato Félix – jornalista e crítico de Cinema
Lançado em 1971, “O Salário da Morte” propõe, ainda, uma questão: o que define Cinema “de Arte” e “Comercial”? Rememorar a produção do filme é o caminho para entender algumas ideias históricas sobre a indústria do Cinema na Paraíba.

OFICINAS
>>De 21 à 24 de agosto | 8h às 10h | auditório do Sesc Centro
LENDO E ESCREVENDO IMAGENS
com Cristiane Guedes Fragoso – continuista, produtora e diretora audiovisual. Formada em Cinema pela Unesa-RJ
Esta oficina pretende trabalhar noções básicas de linguagem e narrativa cinematográfica através do exercício lúdico e intertextual de síntese de muitas informações em uma única imagem.

>>De 21 à 24 de agosto | 10h às 12h | auditório do Sesc Centro
CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA
com Audaci Júnior – jornalista, crítico cinematográfico, cineasta e quadrinista
A proposta da oficina é nortear acerca do que é a crítica cinematográfica nos moldes jornalísticos, mostrando elementos teóricos e práticos de como formar o senso crítico não só para o profissional na área, como também despertar isso no
espectador comum das salas de cinema e cineclubes. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //