Paraíba

Muro de arrimo desaba e Hotel Globo é fechado

Susto


04/09/2013

 

As chuvas caídas durante a última madrugada em João Pessoa provocaram também danos ao patrimônio histórico da cidade. Parte de um muro de arrimo dentro da área do Hotel Globo, localizado no Centro Histórico da Capital, desabou. De acordo com o Coordenador do Posto de Informação Turística da PB Tur, João Wharles, o local está interditado provisoriamente até que a Defesa Civil faça a avaliação dos riscos no local.

Por precaução serão colocadas nesta quinta-feira (5) lonas plásticas para evitar novos deslizamentos. A estrutura do prédio não chegou a ser atingida e a reconstrução no muro será incluída no processo de restauração que o Hotel deverá passar nos próximos meses.

“Ainda não temos um laudo oficial. A Defesa Civil ainda vai encaminhá-lo e através dele saberemos se será necessário fechar o local ou se ele poderá permanecer aberto”, explicou.

O Hotel Globo está localizado na praça de São Frei Pedro Gonçalves, no Centro Histórico de João Pessoa e foi construído em 1929 pelo hoteleiro Henriques Siqueira ("Seu" Marinheiro). Atualmente, o hotel serve de museu, onde apresenta mobílias e peças de Art Déco utilizadas pelos hospedes. Conhecido também por apresentar uma privilegiada vista para o Rio Sanhauá e ao pôr-do-sol de seu jardim.

Em 1978, foi tombado pelo IPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba). De arquitetura singular, junto aos traços característicos da primeira metade do século XX em João Pessoa.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.