Política
Murilo Galdino rebate possibilidade de duas vagas para o PP na chapa governista de 2026: “Não tem condições”
"Não tem condições alguma de ter dois candidatos do PP na mesma chapa, ainda mais mãe e filho, o próprio Aguinaldo e Daniella dizem", diz
19/05/2025

Da Redação / Portal WSCOM
O deputado federal Murilo Galdino (Republicanos) comentou, nesta segunda-feira (19), sobre a formação da chapa majoritária do grupo governista para as eleições de 2026 na Paraíba, rebatendo especulações publicadas pela coluna Painel, da Folha de S. Paulo, que levantou neste fim de semana a possibilidade de o Progressistas (PP) pleitear duas vagas na chapa, uma ao Governo do Estado e outra ao Senado.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Galdino classificou, em entrevista ao jornalista Victor Paiva, como inviável a presença de dois nomes do PP no mesmo palanque majoritário. Ele reiterou que a definição da chapa depende, antes de tudo, da decisão pessoal do governador João Azevêdo (PSB) sobre disputar ou não uma vaga no Senado.
“O governador João Azevêdo tem uma decisão pessoal, que não podemos interferir. Eu não posso, ninguém pode. Se ele vai sair para sair ao candidato ao Senado ou não… essa decisão ele tem que tomar. Depois, o PP, se o governador decidir sair, o PP assume o governo do Estado e tem uma candidata à reeleição que é Daniella Ribeiro”, afirmou.
Para o deputado do Republicanos, qualquer composição envolvendo o nome de Lucas Ribeiro (PP), atual vice-governador, para o Governo, só será considerada viável caso a senadora Daniella Ribeiro declare publicamente que não buscará renovar o mandato em 2026.
“Não tem condições alguma de ter dois candidatos do PP na mesma chapa, ainda mais mãe e filho, o próprio Aguinaldo e Daniella dizem. O PP teria que comunicar que o interesse é o Governo… a Daniella tem que dizer publicamente que não é candidata ao Senado mais. Mas ela tem que deixar muito claro. Em momento nenhum eu escutei ela dizer isso”, completou.
Murilo Galdino ainda condicionou o apoio do Republicanos à eventual candidatura de Lucas Ribeiro a uma reavaliação interna, após os esclarecimentos por parte do PP.
“Na hora que ela disser, Lucas é o candidato ao Governo, o Republicanos vai dizer, tudo bem, vamos ver se atende o que está oferecendo, se nós vamos continuar neste agrupamento”, declarou.
Imprensa nacional especula impasse
A formação da chapa majoritária governista na Paraíba com o grupo liderado pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) tem gerado desconforto dentro da federação União Brasil-PP, segundo a coluna Painel . A movimentação da família Ribeiro para ocupar duas vagas-chave em 2026 — com Daniella Ribeiro buscando a reeleição ao Senado e Lucas Ribeiro, atual vice-governador, se colocando como pré-candidato ao governo — teria sido apontada por como motivo de inquietação.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.