Paraíba
Mudanças no trânsito durante o São João de João Pessoa
João Pessoa
21/06/2013
Começa nesta sexta-feira, 21, em João Pessoa, as festividades juninas intitulada ‘João Pessoa – São João Pra Valer’ e promovida pela Prefeitura Municipal da Capital (PMJP). Para o evento será feito um disciplinamento de estacionamentos, interdição do trânsito (bloqueios) e escoamento de veículos de emergência (ambulâncias, viaturas policiais, Corpo de Bombeiros) na área central entre os dias 21 e 29 de junho.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) desenvolveu um planejamento especial para o principal local da festa: Ponto Cem Réis, na Praça Rio Branco e na Praça Dom Adauto.
Bloqueios
Haverá bloqueios na Avenida General Osório, Rua Conselheiro Henrique, Praça Dom Adauto, Rua Santo Elias, Rua Barão do Abiay, Praça 1817, Rua Treze de Maio e Rua Rodrigues de Carvalho. Além dos pontos de bloqueio, 25 agentes da Semob estarão distribuídos em todo o entorno do evento em pontos fixos e móveis em oito viaturas. Os veículos de serviços públicos (Semob, polícia, Bombeiros, Samu e Guarda Municipal) ficarão estacionados na Rua Duque de Caxias, Praça 1817 e Praça Dom Adauto. Os táxis farão ponto na Praça 1817, Avenida Padre Meira e Rua Barão do Abiay.
Estacionamentos
A Semob reservou parte do entorno da Praça João Pessoa para o estacionamento exclusivo de motos. O trecho do anel interno do Parque Solon de Lucena, compreendido do final dos pontos de ônibus até a Rua Rodrigues de Carvalho, será destinada ao estacionamento de veículos.
Todo o esquema de trânsito foi discutido com representantes da Funjope, Samu, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Polícia Militar. A partir das discussões, a operação de interdição do tráfego e os locais reservados para veículos de serviço público foram definidos.
Para o superintendente adjunto da Semob, Roberto Pinto, os encontros foram bastante proveitosos uma vez que todos os órgãos envolvidos no evento compareceram e puderam externar suas opiniões, contribuindo para elaborar um planejamento que ofereça mais segurança à população.
“Dentro da política de diálogo seguida pela gestão do prefeito Luciano Cartaxo, decidimos reunir vários órgãos para construir, juntos, um plano de operação que garanta segurança à população e o sucesso do evento”, disse o superintendente adjunto.
Roberto Pinto falou ainda que a Semob e os outros órgãos também vão apoiar os festejos juninos nos pólos descentralizados em Mangabeira, Geisel, Novaes, Padre Zé e Tambaú.
Transporte
As linhas do Tetéu (108-Alto do Mateus / 118-Paratibe / 101-Grotão / 504-Mandacaru / 507-Cabo Branco / 203-Mangabeira / 301-Mangabeira (Pedro II) / 510-Tambaú (Alm. Tamandaré) / 601-Bessa / 1500-Circular / 5100-Circular e 104-Bairro das Indústrias) vão operar normalmente. No entanto, realizarão uma viagem extra a partir da Lagoa, de 1h30, exceto as linhas 507-Cabo Branco, 510-Tambaú e 601-Bessa.
As linhas 109-Rua do Rio, 116-Colinas, 302-Cidade Verde, 505-Ipês, 2300-Circular e 3200-Circular vão realizar duas viagens extras: a primeira à 1h da manhã e, outra, às 2h, partindo da Lagoa.
Restrição
Não será permitido o uso de veículos tipo micro-ônibus e/ou similar sem a presença de cobrador durante os festejos na capital. A fiscalização estará atenta e punirá os infratores que estiverem realizando transporte irregular de passageiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.