Saúde

MP e CREF lançam campanha de Combate ao Uso de Esteroides Anabolizantes

Empenho


15/04/2014



O Ministério Público e o Conselho Regional de Educação Física lançam nesta quarta-feira (16), na Faculdade Maurício de Nassau, a Campanha de Combate ao Uso de Esteroides Anabolizantes.

Um evento no auditório da Faculdade Maurício de Nassau nesta quarta-feira (16), às 10h, vai marcar o lançamento da Campanha de Combate ao Uso de Esteroides Anabolizantes na Paraíba. O projeto é do Ministério Público e do Conselho Regional de Educação Física (Cref10 – PB/RN) e tem o apoio curso de Educação Física da Faculdade Maurício de Nassau.

A promotora de saúde, Maria das Graças de Azevedo Santos, vai aproveitar o momento em que donos de academias de ginástica, profissionais e estudantes da área estarão reunidos para a entrega do credenciamento 2014, para falar sobre o dopping. “Percebemos hoje um uso indiscriminado de anabolizantes. Muitos jovens começam a usar as substâncias incentivados por colegas ou até por profissionais inescrupulosos”, afirma a promotora.

O uso de esteroides pode causar sérios danos à saúde e levar à morte, explica a coordenadora de Educação Física da Maurício de Nassau, Tereza Carmen: “Vários órgãos vitais são afetados, como fígado, rins e coração, podendo causar até uma parada cardíaca”. Segundo Maria das Graças, as substâncias são compradas de forma ilegal nas próprias academias de ginástica, em farmácias ou pela internet. Para a promotora, além de conscientizar os praticantes de musculação, é preciso aumentar a fiscalização. “Anvisa, Agevisa, Secretarias de Saúde do estado e do município devem ficar atentos à venda ilegal desses produtos”, afirma.

O evento desta quarta-feira contará, ainda, com a presença do presidente do Cref10-PB/RN, Francisco Borges de Araújo e do representante das academias da Grande João Pessoa, José Florentino Neto.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //