Paraíba

Morre, em João Pessoa, vítima de infarto, advogado e escritor Yanko Cirilo

LUTO


27/03/2014



A Paraíba está de luto. Faleceu na madrugada de hoje, em seu apartamento no bairro de Manaira, vítima de infarto fulminante, o advogado e escritor Yanko Cirilo, 84 anos, – um dos mais importantes profissionais do Direito no Estado exercendo cargos relevantes ao longo de sua trajetória.

Familiares já anunciaram que o velório acontece das 10 horas em diante no Crematório vizinho à Mata do Amem, na BR 230 (estrada de Cabedelo) estando programada a cremação do corpo às 18 horas.

Formado pela primeira turma da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Yanko Cyrillo, além de exercer a advocacia, ocupou vários cargos importantes e desempenhou atividades de destaque em sua trajetória de vida.

Entre eles, procurador-chefe aposentado da Assembléia Legislativa da Paraíba; ex-procurador da Prefeitura Municipal de João Pessoa; presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-Pb, durante 12 anos consecutivos; recentemente lançou o livro de poesias: “Revelações Tardias”; bem como possui vários trabalhos jurídicos publicados na imprensa e em obras nacionais especializadas.

O adeus a um Intelectual de profunda Humanidade

                                                Por Walter Santos

Até onde a vista (o ouvido melhor dizendo) alcança, ainda é possivel puxar na memória e identificar o vibrato de voz firme a manifestar com nitidez precisa cada fonema, cada palavra dita em linguagem escorreita, somente típica de quem dominava como poucos os vernáculos tão difíceis de dominar.

E este perfil distinto não era exibicionismo, que não a força de uma distinção intelectual que se baseava numa densa formação educacional lendo os principais autores do mundo, os mais importantes livros da Humanidade fazendo de Yanko Cirilo um Homem universal cultuando sua aldeia pequenina, mas brio incomum.

Fazia tempo não o via. Um amigo comum, mestre Ronald Queiroz (in memorian) costumava dizer que morrer é não mais ser visto – e este prelúdio macrado de um outro paraibano que cultuava por brilho acaba por se fazer presente numa manhã de quinta-feira anunciando sua partida ao campo divino.

Não sei qual das facetas teremos de expor para cultuar de agora em diante a memória deste Cidadão especial, que fez da advocacia um exemplo de exercício ético e de competência tão indispensáveis no mundo de facilidades e hipocrisias.

E se hoje é dia de despedida, que busquemos doravante manter em nossas mentes e corações a silhueta viva de Yanko, um Mestre da vida, semeador de conhecimentos e amizades somente possivel aos que estão muito acima da mediocridade.

Como se diz lá na Torre, lá se vai um Homem Bom, digno e que soube honrar sua história.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //