Política

Morre em Brasília o ex-deputado Edme Tavares; velório será neste sábado em JP

Aos 78 anos


16/05/2015



Morreu na madrugada deste sábado (16), em Brasília (DF), o ex-deputado federal pela Paraíba, Edme Tavares, de 78 anos, vítima de insuficiência respiratória. O falecimento foi informado pelo secretário municipal e sobrinho, Diego Tavares. O parlamentar é considerado um dos maiores benfeitores de Cajazeiras e de toda a região sertaneja.

Edme Tavares se tratava de um câncer de pulmão e estava internado em hospital de Brasília, sob os cuidados de uma equipe de especialistas do Hospital Sírio Libanês.

O velório do ex-deputado será realizado neste sábado (16), na Casa de Velórios Morada da Paz, na Avenida João Machado, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. O sepultamento ocorrerá no domingo, no Cemitério Senhor da Boa Sentença, também na Capital.

Natural de Cajazeiras, filho do comerciante e contador Antônio Aquino de Albuquerque e de Honorina Tavares, Edme Tavares era advogado, formado pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Ainda muito jovem, ingressou na seara política a convite do então governador João Agripino, oportunidade em que ocupou a chefia de gabinete no período de 1966 a 1970.

Deputado estadual por três mandatos consecutivos, no período de 1970 a 1982, e deputado federal por duas legislaturas, no período de 1983 a 1990, Edme Tavares participou da Assembléia Nacional Constituinte como presidente da Comissão de Ordem Social, sendo um dos responsáveis pela elaboração da Constituição Federal de 1988.

Edme Tavares também ocupou diversos cargos públicos no poder executivo, tendo sido Secretário de Estado nos governos João Agripino, Tarcísio Burity, José Maranhão e Cássio Cunha Lima. O ex-deputado ainda foi assessor da Presidência da República no governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, no período de 1995 a 2002.

Benfeitor de Cajazeiras e do Sertão
Ao longo de sua carreira de parlamentar, Edme Tavares, legítimo representante da população cajazeirense e de municípios da região, revelou-se um estudioso dos problemas sociais e econômicos do alto sertão paraibano e um batalhador incansável no sentido de identificar alternativas para atenuação desses problemas, com ações marcantes nas áreas de educação, social, trabalho e desenvolvimento social.

Edme Tavares foi um dos responsáveis pelas principais conquistas da região sertaneja. Graças a sua atuação parlamentar, mais de 40 cidades foram contempladas com ações e serviços dos governos federal e estadual, com destaque para construção de escolas, postos de saúde, hospitais, estradas, dentre outros inúmeros benefícios. A redução no tempo de aposentadoria do trabalhador rural é outra iniciativa parlamentar de Edme Tavares.

O ex-deputado também teve papel decisivo na conquista da Escola Técnica Federal de Cajazeiras, hoje convertida em IFPB, instituição cujos inegáveis benefícios se fazem sentir desde sua criação e que tendem a se multiplicar a curto e médio prazo com abrangência estendida à realização de cursos superiores nas áreas de Ciência e Tecnologia.

Edme Tavares de Albuquerque era natural de Cajazeiras, tinha como irmãos Edna, Edneide, Regina, Reginaldo e Ednaldo. Era viúvo da senhora Clotilde Albuquerque e pai de Hellen, Edda, Edme Filho, Helga e Hertha.

Despedida
O sobrinho Diego Tavares, deixou um emocionado depoimento ao tio nas mídias sociais on-line. Confira:

Hoje, com muita tristeza, recebo a notícia do falecimento do meu Tio Edme Tavares, que foi muito mais que um Tio e com quem aprendi que Política (com P maiúsculo mesmo) é um sacerdócio e não um negócio.
Sempre foi o exemplo da família, um homem ético e de uma trajetória retilínea, seja na política, na vida profissional ou mesmo no nosso convívio social.

Um daqueles homens que pautou sua vida em prol do povo, sobretudo o sertanejo, cujo legado até hoje é lembrado, porque sua história é, sem dúvida, seu maior patrimônio. Guardo na memória a sua imagem de serenidade e profunda sabedoria, e em nossos corações o seu amor incondicional.

A lembrança do seu sorriso, que em tantos momentos de aflição nos consolou, e é justamente agora, quando de sua partida momentânea, nos apegamos à certeza de que um dia nos reencontraremos, o que conforta nossos corações, certos de que Deus nunca nos falta e nem há de faltar. Tio tenha a absoluta certeza de que a sua memória será para sempre honrada, o seu nome e a sua história serão seqüenciados e repetidos com o mesmo amor, carinho e respeito com que dedicou ao seu povo e a sua gente durante uma vida inteira. Saiba amado Tio Edme, que a sua presença continuará habitando eternamente em nosso meio, presente em nossas vidas e em nossos corações. Vá em paz, e siga o caminho que Deus lhe convidou a seguir.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //