Esporte

Morre a cantora Preta Gil nos EUA durante tratamento contra o câncer


20/07/2025

Portal WSCOM



A cantora Preta Gil faleceu neste domingo (20), aos 50 anos, após uma longa batalha contra o câncer. A artista estava nos Estados Unidos, onde realizava um tratamento experimental, após esgotar as possibilidades terapêuticas no Brasil.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Diagnosticada com câncer no reto em 2023, Preta chegou a passar por sessões de quimioterapia e por uma cirurgia para retirada do tumor. No segundo semestre de 2024, no entanto, a doença retornou com seis novos focos identificados no peritônio e no sistema linfático. Em dezembro, ela passou por uma cirurgia que durou 21 horas.

Após o procedimento, a artista passou a usar uma bolsa de colostomia de forma definitiva. Em suas redes sociais, ela chegou a comentar a mudança:

Nos últimos meses, Preta Gil viajou aos Estados Unidos para iniciar um tratamento experimental contra a doença. Pouco antes do embarque, reuniu amigos próximos em um encontro íntimo.

Nascida em 8 de agosto de 1974, Preta Maria Gadelha Gil Moreira era filha do cantor Gilberto Gil com Sandra Gadelha. Iniciou sua carreira artística no início dos anos 2000 com o álbum Prêt-à-Porter e, desde então, se destacou como cantora, produtora, empresária e uma das vozes mais autênticas da música brasileira.

Preta também marcou presença nos carnavais com seu bloco, que arrastava multidões pelas ruas, e era conhecida pela alegria nos palcos e pelo discurso de aceitação do corpo e do amor próprio. Teve um único filho, Francisco Gil, fruto de seu relacionamento com o ator Otávio Müller.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.