Entretenimento

Monteiro realizará 6º Som nas Pedras com oficina de pífano e shows

CULTURA


25/08/2017

Uma proposta de arte educação para crianças e adolescentes da zona rural é a novidade do projeto Som nas Pedras, de Monteiro, no Cariri paraibano. O evento faz parte da Rota Cariri Cultural, realizado num local de visual único, a Pedra dos Índios, na Fazenda Santa Catarina. Nesta sexta-feira (25) e no sábado (26), haverá oficinas de instrumentos de sopro e percussão, além dos shows musicais na Casa de Zabé e na Pedra. A programação ampliada é uma homenagem à pifeira Zabé da Loca, que morreu no dia 5 deste mês.

Os músicos que tocarão a Pedra dos Índios, na 6ª edição do evento, são o mineiro Marcelo Fonseca e o baiano Rodrigo Sestrem, com o duo ACordaOSopro. Através de músicas autorais e releituras de temas instrumentais do cancioneiro brasileiro, somadas à literatura de cordel, eles brincam com sons e poesias. Já as oficinas serão ministradas por esses mestres, na sexta e no sábado no período da manhã, para crianças e adolescentes de toda a comunidade.

Para a criadora do evento, a empreendedora Josivane Caiano, que junto com Zabé da Loca entraram para a Rota Cariri Cultural em 2015, o momento foi esperado desde o surgimento do projeto Memorial Zabé da Loca. “Tínhamos este intuito de agregar mais valor as nossas ações, com capacitações musicais, que é o forte do Assentamento. Temos muitos trios de forró pé de serra, temos a Mazurca e os trios de pifes. Nada melhor do que ajudar esses mestres da cultura popular a passar esses conhecimentos artísticos aos moradores”, explicou.

Josivane teve a ideia de abrir um restaurante em sua casa, onde já morava com Zabé, no ano de início da Rota. Como os visitantes procurariam saber da cultura local, a antiga casa da pifeira virou o Memorial Zabé da Loca. O complexo virou então um dos seis pontos de visitação da Rota em Monteiro. Já o Som nas Pedras foi uma criação também de Josivane.

Ela relembra como foi para o primeiro evento acontecer. “Pensamos em organizar um evento cultural na Fazenda. Fizemos um sarau na Pedra dos Índios, em 2016, por já ter uma concavidade e oferecer condições da realização de apresentações. O visual nos encantou e colocamos música. A ampliação para um caráter mais educativo, das oficinas, foi para homenagear Zabé. Dar continuidade a essa arte que ela tanto amou”, comentou.

A gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, destaca essas ações como parte do processo de conscientização dos moradores locais em relação ao turismo rural. “Nós trabalhamos com um consultor que trouxe conhecimentos necessários e todos se capacitaram no Turismo Ecológico. O emponderamento local surgiu e esse projeto musical, o Som nas Pedras, que tem atraído visitantes”, falou.

Sons – Através do projeto de Desenvolvimento Territorial Cariri Ocidental do Sebrae em Monteiro, os atores locais estruturam a cadeia produtiva do Turismo. “Aumentou o interesse do empresariado de Monteiro por cursos de inovação e a Rota Cariri Cultural foi uma delas. Convido todos a conhecerem nossa cidade e tradições culturais e curtir o Som nas Pedras”, concluiu a gerente do Sebrae em Monteiro.

Criado em junho de 2016, o Som nas Pedras já apresentou cinco edições. O primeiro Som foi um recital com o poeta Pedro Soares, de João Pessoa. A 2ª edição apresentou a música popular brasileira de Milton Dornelas, de João Pessoa. A 3ª edição trouxe Carim da Prata e Jabitacá, cantadores do Cariri. A 4ª edição mostrou a conterrânea do Cariri, a cantora Sandra Belê. E a 5ª edição do evento foi com Ju Vieira e Neguinho de Arcoverde (PE).

Serviço

Evento: Som nas Pedras; Data: sexta (25) e sábado (26);

Local: Pedra dos Índios, Assentamento Santa Catarina, BR 412;

Agência de viagens: Monte Viagens – Jaqueline (98709-8808);



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //