Brasil
Modelo inglês e sucesso no Brasil, Pint of Science completa dez anos em terras brasileiras
16/05/2025

São Carlos foi a primeira cidade da América Latina a realizar o festival Pint of Science em 2015 (crédito da imagem: Paulo Arias)
Da Redação
Uma pequena semente lançada no solo do interior do Estado de São Paulo, na cidade de São Carlos, tornou possível uma iniciativa se espalhar Brasil afora. Ao completar 10 anos em terras brasileiras, o festival que brinda a ciência, conhecido como Pint of Science, continua a florescer em cada uma das 169 cidades que participarão da iniciativa nas noites de 19, 20 e 21 de maio.
Trazido da Inglaterra ao Brasil pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a proposta ganha terreno ano a ano com a ideia de levar cientistas para conversarem diretamente com as pessoas de suas comunidades em ambientes descontraídos como bares, restaurantes, cafés e praças públicas. Hoje, uma rede de colaboração nacional com mais de dois mil voluntários está mobilizada para trazer ao palco a pesquisa científica que nasce e cresce em cada região brasileira.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Este ano, o festival internacional Pint of Science acontecerá em 27 países. O Brasil é o país com o maior número de cidades participando da iniciativa, superando até mesmo o Reino Unido, onde o festival nasceu em 2013.
Como participar – A programação do evento nas 169 cidades será disponibilizada em breve no site do evento. Gratuito e aberto a todas as pessoas interessadas, o festival não demanda inscrições prévias. Para participar, basta conferir as cidades em que a iniciativa ocorrerá e comparecer aos locais divulgados no site.
Em João Pessoa, o evento acontecerá dia 19 no Tribus Bar no Castelo Branco, com o tema do lixo a solução. E nos dias 20 e 21 no Recanto da Cevada, com os temas ciência e saúde e tempos de mudança, respectivamente.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.